Fugas - notícias

Óbidos, como água para chocolate

Por Fugas

Festival Internacional de Chocolate volta à vila, agora com a água como mote. São fins-de-semanas mais doces, de 31 de Março a 25 de Abril. E o cacau do Brasil está em destaque.

Os dias doces voltam a Óbidos com mais uma edição do Festival Internacional de Chocolate. É já a 14.ª edição deste certame que leva milhares à vila. E este ano o tema é muito refrescante: a "pureza da água".

“Numa incursão sobre o território, a lagoa de Óbidos toma vida em chocolate para surpreender os visitantes”, promete a organização — isto porque a “beleza primitiva da lagoa” (da paisagem à fauna) é o mote este ano das esculturas de chocolate.

De resto, de 31 de Março (14h-20h) a 25 de Abril (de sextas a domingos e no final também no feriado), este ano com os eventos concentrados quase exclusivamente na cerca do castelo, garantem-se “mil e uma formas de degustar, trabalhar e apresentar esta iguaria” — na tradicional ginja, com aguardente, até com pão ou mesmo em camarão... 

Ao longo do certame há vários momentos gastronómicos especiais, incluindo cozinha ao vivo (com vários chefs e mestres pasteleiros, de Luís Baena a Mafalda Pinto Leite ou Joana Byscaia), Street Food Chocolate (com veículo pitoresco) ou ateliês para crianças.

Esperem-se também milhares de imagens de deixar água na boca: osbloggers de comida também estarão em destaque com “Chocolate em rede”.

No programa há ainda música, teatro, exposições, lançamento de livros e animação por todo o espaço. A festa vai também estender-se a outros pontos do concelho, incluindo a lagoa que estará no centro das atenções: a já tradicional passagem de modelos com desfile de vestidos com chocolate decorrerá no Bom Sucesso, na margem sul da lagoa.

Cacau Brasil  

No certame, o Brasil estará em destaque. Há o Espaço Cacau Brasil na Galeria do Pelourinho, com "exposição de fotografias sobre o cacau do Brasil, a sua produção na Amazónia e na Bahia", além de "exposição de artefactos utilizados na produção do cacau, amêndoas, frutos e derivados, bem como material explicativo sobre essa cultura e a sua relação com o bom chocolate".

No espaço, podem também ser adquiridos chocolates com origem brasileira," com alto teor de cacau." O programa luso-brasileiro inclui ainda palestras sobre o cacau e o chocolate na história e vida do Brasil, além de música popular brasileira.

Informações

Pela vila e arredores, quem quiser prolongar a experiência achocolatada poderá provar as ementas especiais criadas por restaurantes locais, todas elas, claro, enriquecidas ao ritmo do cacau — e não apenas no que concerne à sobremesa: em grande parte das casas aderentes a criatividade achocolatada vai da entrada ao prato principal e cocktails.

Com organização da autarquia, o festival espera cerca de 200 mil visitantes ao longo de todo o certame. O acesso custa seis euros (a partir dos 12 anos), três euros para crianças dos seis aos 11 anos (sendo gratuito para os habitantes do concelho) — se quiser tentar a sorte siga os passatempos no Facebook.

A feira abre das 10h às 20h de segunda a sexta (e no dia 25 de Abril). 

Site | Facebook

--%>