Fugas - notícias

  • DR
  • DR

Dar ao pedal na Subida Épica do Fundão

Por Fugas

Aldeias do Xisto inauguram novo passeio para cicloturistas no domingo. Promete-se “subida épica” pela serra da Gardunha, “tendo como cenário as cerejeiras em flor”.

Deram-lhe o nome “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor” e, como se deixa antever, os dois primeiros quilómetros são para pedalar serra acima, até à chegada à aldeia de Alcongosta, “conhecida como Capital da Cereja”. Contudo, prometem, o esforço será recompensado pela “companhia de extensos pomares de cerejeiras” que, por esta altura do ano, criam uma “paisagem única” com “o branco das cerejeiras floridas a lembrar a neve do Inverno”.

O trajecto – preparado pelas Aldeias do Xisto a pensar no turismo ciclista e inaugurado no dia 10 de Abril, às 9h – pedala-se primeiro com “inclinações moderadas” até à povoação, onde se percorrem as ruelas com “casas pintadas de branco” e “muros de pedra” a delimitar “quintais de um verde luxuriante”. Aqui, indicam, há que ter em conta a “inclinação superior a 7%” e o “temível pavê, um piso sobre o qual se atravessa toda a localidade durante 1272 metros”.

Junto à última casa da aldeia, o caminho envereda pela Estrada Florestal de Alcongosta, “onde se espera uma inclinação média que oscila entre os 6% e os 7%”, ao mesmo tempo que a paisagem se vai alterando, as cerejeiras substituídas por “frondosos castanheiros e carvalhos”. “Ao atingir o último quilómetro de subida, a vegetação torna-se mais rasteira, permitindo apreciar toda a Cova da Beira, com destaque para as cidades do Fundão e da Covilhã e para a serra da Estrela”, acrescentam em comunicado.

Esta é uma das Bike Roads Aldeias do Xisto, um “conjunto seleccionado dos melhores cenários e estradas para a prática do ciclismo”, com “subidas cujas características técnicas, associadas à distância, desnível acumulado, altitudes e inclinações, as tornam em desafios apelativos para os ciclistas amadores, permitindo experimentar as sensações vividas pelos profissionais”.

www.aldeiasdoxisto.pt

--%>