Fugas - notícias

Guimarães será uma das cidades do norte do país com diversas actividades no âmbito das comemorações

Guimarães será uma das cidades do norte do país com diversas actividades no âmbito das comemorações Manuel Roberto

Dia dos Monumentos e Sítios comemorado com entrada livre

Por Carlos Pires

Este fim-de-semana há mais de 750 actividades, quase todas gratuitas, para assinalar este dia que celebra o património a 18 de Abril.

Os Monumentos e Sítios do norte do país terão as suas portas abertas com entrada livre para todos quantos os queiram visitar nos dias 17 e 18 de Abril. No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios , a Direcção Geral da Cultura do Norte (DGCN) decidiu promover a entrada gratuita, para promover a visita e sensibilizar os cidadãos para a “diversidade e vulnerabilidade do património”.

Uma vez que este dia internacional se comemora a uma segunda-feira (dia 18 de Abril), dia em que a maior parte dos monumentos estão encerrados ao público, a DGCN estendeu o prazo de entrada gratuita para dois dias – 17 e 18 de Abril – para que o conjunto de monumentos e sítios possíveis de visitar seja maior.

As comemorações deste ano têm como tema “Desporto, um património comum” e desde 16 até 18 deste mês, estas levarão mais de 600 actividades aos museus de todo o país.

Ateliers lúdicos, visitas guiadas, exposições, rotas patrimoniais estarão gratuitamente ao dispor de quem quiser visitar estes espaços e, como não podia deixar de ser, neste ano em que o tema principal é o desporto, em alguns locais serão realizadas também actividades desportivas.

No Norte do país, diversas serão as actividades desenvolvidas um pouco por toda a região: Bragança receberá no dia 16 diversas recriações e encenações históricas e ainda a realização de “jogos medievais”. Já o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, no dia 18, receberá um peddy paper que percorrerá diversos monumentos ligados à fundação da nacionalidade. No Marco de Canavezes, na Estação Arqueológica do Freixo, serão realizadas visitas guiadas com a proposta “Vistar Tongobriga de mapa na mão… a pé ou de bicicleta”, que permitirá a visita gratuita às ruinas da cidade romana.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios em 1982 e tem como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património existente, assim como mostrar o esforço que é necessário para a sua valorização e protecção um pouco por todo o mundo. Esta iniciativa conta com inúmeras actividades em monumentos e sítios dos quatro cantos do planeta, quase todos eles com entrada gratuita.  

Programa completo em patrimoniocultural.pt

Texto editado por Ana Fernandes

--%>