Fugas - notícias

DR/Expediciones Sierra Norte

Estes são os “turismos do amanhã” eleitos para 2016

Por Fugas

Uma antiga região mineira na Holanda, trilhos pedestres indígenas no México e um projecto de conservação dos rinocerontes do Botswana estão entre os vencedores dos Tourism for Tomorrow Awards, prémios internacionais do turismo sustentável.

Entregues anualmente pelo World Travel & Tourism Council (WTCC), “autoridade mundial para a contribuição social e económica do sector das viagens e do turismo”, estes galardões procuram premiar projectos que “demonstrem liderança empresarial no turismo sustentável, celebrando iniciativas inovadoras e inspiradoras” em cinco categorias diferentes.

Este ano, o prémio “comunidade” foi entregue às Expediciones Sierra Norte, no México (que nos últimos 22 anos criaram uma rede de “mais de 100km de rotas pela floresta, sempre por trilhos antigos e caminhos que ligavam as comunidades no passado”, decreve a organização); enquanto a região holandesa Parkstad Limburg foi eleita como melhor “destino”, “prova de que um local em declínio pode regenerar-se”, defendem, numa alusão à viragem daquela antiga região mineira para o turismo.

Já o projecto de conservação do rinocerante do Botswana, da Wilderness Safaris, venceu a categoria “ambiente”; a calculadora de carbono Carmacal, da Netherlands Travel Trade Association, recebeu o galardão de “inovação”; e a Youth Career Initiative saiu vitoriosa na categoria “pessoas”.

Num mundo em que diminuem os recursos e aumenta a pressão sobre o património cultural e as tradições locais, estas organizações são prova viva de que o sector das viagens e do turismo pode ser uma força para o bem”, defende o presidente e director-executivo do WTTC, David Scowsill, em comunicado.

Foi precisamente para mostrar que a indústria “tem capacidade para ser uma força positiva na sustentabilidade” que os Tourism for Tomorrow Awards nasceram em 2012. Desde então, todos os anos “um grupo independente de jurados vindos do sector privado, de instituições académicas, de organizações sem fins lucrativos e governos reúne-se para seleccionar finalistas e vencedores”.

Este ano, estiveram envolvidos “36 jurados” que trabalharam “mais de 60 dias no terreno” para avaliar se os projectos candidatos “estão activamente envolvidos num programa bem sucedido de práticas e gestão ligadas ao turismo sustentável, incluindo a maximização dos benefícios sociais e económicos para a população local, a redução dos impactos negativos para o meio ambiente e o apoio à protecção do património cultural e natural dos destinos onde operam”.

O World Travel & Tourism Council é uma organização internacional que “promove o crescimento sustentável do sector, trabalhando com governos e instituições internacionais para criar empregos, impulsionar exportações e gerar prosperidade”.

Tourism For Tomorrow Awards: Finalistas e vencedores de 2016

--%>