Fugas - notícias

Nuno Oliveira

E, por fim, agora é sempre a subir até aos 30 graus

Por Público

Maio chega com temperaturas altas em metade dos 18 distritos do continente.

Depois do mês de Março mais fresco dos últimos 32 anos e de um Abril chuvoso e instável, os primeiros dias de Maio vão trazer temperaturas próximas do Verão: os termómetros sobem aos 30 graus em metade dos 18 distritos do continente e de Norte a Sul do país o céu estará limpo e o tempo seco e quente.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até ao final desta semana prevê-se ainda céu geralmente nublado em todo o país, com boas abertas na região Sul, e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca nas regiões Norte e Centro.

Os termómetros começam a subir gradualmente no fim-de-semana e a partir de segunda-feira e até final da semana há previsão de tempo quente em todo o território continental.

Em Braga, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja são mesmo esperadas temperaturas de 30 ou mais graus Celsius.

Apesar das nuvens que se manterão até sexta-feira, todos os cuidados são poucos a ter com o sol: nesta quarta-feira são 11 as regiões do país que apresentam risco “Muito Alto” e “Alto” de exposição à radiação ultravioleta (UV), em particular nos Açores e Madeira e nas regiões Sul do território continental.

O IPMA recomenda a quem vive nestes locais o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protector solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

--%>