A Brigada do Mar está de volta e chama todos os homens e mulheres para a luta contra o lixo - no caso específico, o que invade parte da costa.
De 11 a 25 de Maio, esta brigada, e pelo oitavo ano, realiza uma limpeza de praia com a duração de 15 dias na costa atlântica de Grândola: são cerca de 45 km de limpeza entre as praias de Melides e Tróia.
Ao longo destes anos de actividade, já saíram dos areais mais de 200 toneladas de detritos, tendo participado "mais de mil voluntários". Buscam-se agora voluntários para a próxima actividade, dita “a maior limpeza de praia do mundo” ("provavelmente", sublinhe-se).
"A todos os voluntários é garantido seguro de acidentes pessoais e equipamento apropriado para efectuar a limpeza de praia", informam. Para mais, a "todos os voluntários que participem em dois ou mais dias da acção é assegurado o alojamento e a alimentação" (o alojamento é no parque da Galé que serve de "centro operacional da acção")
A iniciativa desta "associação ambiental que descontamina e limpa praias", tem o Alto Patrocínio da Presidência da República é levada a cabo em parceria com a autarquia de Grândola, Associação Portuguesa de Lixo Marinho e apoio de várias entidades nacionais.
Em paralelo, a Brigada do Mar está a realizar uma campanha de crowdfunding para apoio à limpeza e sensibilização (página do projecto aqui).
Para participar na limpeza
Informações e inscrição: goo.gl/forms/XkAqwDvLR5
Facebok: facebook.com/brigadadomar
Página do evento no FB: facebook.com/events/1103446279678944/
Mail: brigadadomar@gmail.com