Fugas - notícias

  • Imagem no novo programa de viagens da TV,
    Imagem no novo programa de viagens da TV, DR
  • A capa da Volta ao Mundo de Maio de 2016
    A capa da Volta ao Mundo de Maio de 2016 DR
  • A capa da primeira Volta ao Mundo, em Novembro de 1994
    A capa da primeira Volta ao Mundo, em Novembro de 1994 DR

A Volta ao Mundo viaja da revista para a televisão

Por Luís J. Santos

Depois de mais de duas décadas em papel, a revista de viagens de culto tem programa na RTP3.

É com uma "viagem com José Luís Peixoto na Extremadura espanhola" que a revista de culto de todos os viajantes portugueses, a Volta ao Mundo, se estreia na televisão. O primeiro programa vai para o ar este sábado, por volta das 17h50, na RTP3. Cada programa é uma "pequena" viagem em si, resumindo cada aventura em 12 minutos.

"Apertem os cintos: vamos embarcar para a nova aventura. Esta não se faz de avião, barco, carro, comboio, nem mesmo a pé. Vai fazê-la sentado no seu sofá". É assim que a directora, Catarina Carvalho, apresenta este novo projecto com a chancela da revista mais viajada do país, já com 22 anos de vida.

Além de várias repetições na grelha daquele canal da RTP, haverá novo episódio a cada fim-de-semana, prometendo-se "as melhores viagens do mundo e o melhor guia de dicas de viagem".

O novo programa de viagens, assinala ainda Catarina Carvalho, "quebra um jejum que já vai longo no que às viagens diz respeito na televisão". "Há vários anos que não há um programa de viagens em nenhum canal português", sublinha a responsável.

Segundo refere, o programa, tal como a presença não só em papel, mensalmente, mas também online, é "um grande passo em direcção à distribuição dos nossos conteúdos por todas as plataformas". "A Volta ao Mundo torna-se assim a primeira marca do grupo Global Media a fazer o pleno papel-digital-televisão", assinala Catarina Carvalho. "Um orgulho", sublinha, referindo que é "uma espécie de contraprova dos sinais dos tempos, uma lufada de ar fresco na época de crise nos media em que vivemos".

No site da revista refere-se assim que serão mostrados "alguns dos destinos mais badalados". "Como cicerones teremos caras conhecidas do público português, viajantes experimentados que nos vão mostrar aquilo que vale a pena conhecer. Gastronomia, lifestyle, arquitectura, história, locais imperdíveis e novas tendências na Europa, na América, na Ásia ou em África", resume-se.

A revista chegou pela primeira vez às bancas em Novembro de 1994. Na primeira Volta ao Mundo, levava-se os leitores a sonharem com grandes viagens pela Jamaica ou Seychelles mas também com passeios por Lake District, no Reino Unido.

Ao longo destas duas décadas, a Volta ao Mundo – que actualmente integra o mesmo grupo do DN, JN, O Jogo ou TSF –  tem sido também uma verdadeira sobrevivente num mercado editorial continuamente em viagem de alto risco: nos últimos anos, foram desaparecendo das bancas quase todas as outras revistas de viagens portuguesas: casos da Rotas & Destinos, Rotas do Mundo, Visão Vida & Viagens ou Blue Travel.

Volta ao Mundo: Site | Facebook
RTP3: Ficha do programa 

--%>