O Dubai está rendido ao “esplendor de Portugal”. A Global Citizen, uma revista de luxo publicada no emirado e dirigida especialmente ao mercado do Médio Oriente, percorre, ao longo de quatro páginas da última edição, 182 quilómetros de "costa primitiva", perde-se nas "extensas planícies com sobreiros", nas “aldeias pintadas a branco” e nas dunas de areia da Comporta.
A revista, que dedica a sua capa ao Presidente norte-americano, tem uma chamada de capa para a reportagem sobre o Alentejo. Nesta edição, referente aos meses de Maio e Junho, existem ainda quatro páginas de publicidade a uma empresa multinacional que faz aconselhamento em investimento imobiliário no país, nomeadamente para a obtenção de vistos gold.
O convite, em especial, aos amantes do sol, é para visitarem as praias da costa alentejana. Mas não se fica por aqui, a reportagem passeia-se pelas ruas de Estremoz, Arraiolos, pelo “esplendor arquitectónico das ruas de Évora”, e também pelo Alqueva – territórios que nos remetem para o passado, refere.
Também o vinho marca presença neste artigo. Por exemplo, os leitores são aconselhados a passar por Reguengos de Monsaraz para provar as castas Aragonez, Alfrocheiro, Trincadeira ou a Tinta Caiada. E não esquece que esta vila foi a Capital Europeia do Vinho: “O vinho está a levar mais visitantes ao Alentejo à medida que os apreciadores olham para além da região do Douro”, explicam, encontrando-se a Herdade do Esporão entre os destaques.
Para dormir, a escolha recaiu no primeiro hotel de cinco estrelas do Alqueva, na Herdade de São Lourenço do Barrocal que, com 200 anos, foi alvo de intervenção a partir de um projecto do arquitecto Eduardo Souto Moura, vencedor do Prémio Pritzker.
Editado por Bárbara Wong