Fugas - notícias

Passar a noite 'à boleia' entre museus

Por Público

Em Lisboa, a Noite dos Museus inclui uma rede gratuita de carrinhas que faz as rotas dos museus. Este sábado, dia 21 de Maio. Nós experimentámos até numa viatura quase de museu, uma "pão de forma" VW.

“Apanhe boleia durante a Noite dos Museus” é o mote que celebrará a Noite Europeia dos Museus, neste sábado em que se assinala o Dia Internacional dos Museus. Um evento que trará “mais movimento aos onze museus aderentes”.

A iniciativa dá a oportunidade de viajar a bordo de 18 carrinhas que percorrem duas rotas que se cruzam no Museu Nacional de Arte Antiga, passando pelos onze museus abrangidos.

A primeira rota passa pelo Museu do Chiado, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu do Azulejo, Museu do Traje, Museu do Teatro e Museu da Música.

A segunda rodarã entre o Museu do Chiado, Museu Nacional de Arte Antiga, Palácio Nacional da Ajuda, Museu dos Coches, Museu da Arqueologia e Museu da Etnologia.

O método é simples. Segundo David Santos, subdirector-Geral do Património Cultural (DGPC), “é como esperar um táxi, mas junto às bandeirolas colocadas à porta de cada museu, nem é preciso inscrição”. As carrinhas partirão do Marquês de Pombal a cada 15 minutos, começando às 18h e terminando às 23h.

Os museus abrirão as suas portas gratuitamente a partir das 17h30.

O PÚBLICO fez as rotas numa versão de luxo da Pão-de-Forma Volkswagen de 1952. “Uma das quatro existentes no mundo”, contou João Carrilho, responsável de marketing da marca. Estará em exposição junto ao Museu dos Coches.   

O programa da Noite Europeia dos Museus em Portugal está disponível aqui.

--%>