Fugas - notícias

Onde fica o melhor do Mediterrâneo? No Algarve

Por Idálio Revez

É o que diz a associação In Loco. Já está disponível um mapa, baseado na Dieta Mediterrânica, que dá direito a descontos em restaurantes, visitas culturais e compra de produtos regionais.

Para conhecer o Algarve, a partir da sua identidade cultural, foi lançado nesta segunda-feira o “mapa de Descoberta ” da Dieta Mediterrânica, com validade até ao dia 3 de Julho.

A partir dessa data ficará disponível um “passaporte”, com mais ambições promocionais,  divulgando  o que a região tem para oferecer em tudo o que se relacione com a gastronomia, cultura e património.

A campanha, apresentada hoje pela Associação de Desenvolvimento Local – In Loco, centra-se na pergunta: Onde fica o melhor do Mediterrâneo?

A Dieta Mediterrânica, distinguida em 2013 como Património Imaterial da Humanidade pela Unesco, serviu de veículo para a In Loco potenciar os recursos da região, criando a Rota da Dieta Mediterrânica.

O projecto, apresentado o ano passado, ganha agora novo fôlego com o lançamento de uma campanha promocional, que passa a integrar a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). “Não basta existir uma Rota da Dieta Mediterrânica, é preciso ser dinamizada” destacou o presidente da In Loco, Nelson Dias, lembrando a necessidade do envolvimento das entidades públicas numa iniciativa que mexe com quase todos os sectores da economia.

Por sua vez, o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, acrescentou: “A descoberta dos valores e produtos regionais, na época baixa, ajuda a combater a sazonalidade”.

O mapa da Descoberta da Dieta Mediterrânica tem um custo de dois euros, com direito a descontos especiais em restaurantes, compra de prendas e produtos regionais, bem como entrada gratuita em visitas a alguns museus.

O folheto pode ser adquirido nos postos de turismo ou nos 125 estabelecimentos e empresas que integram a rede promocional.

Por outro lado, a campanha terá uma forte presença nas redes sociais. A adesão da AHETA ao projecto, disse Artur Gregório, coordenador desta iniciativa, vem conferir “um novo alcance”  para que o património imaterial passe a constituir um factor de promoção da região, ao nível das grandes cadeias de hotéis.

Até agora, adiantou, “ a maioria dos aderentes da RDM, eram pequenas empresas”.

Rota da Dieta Mediterrânica

--%>