A antiga sede da Direcção de Estradas do distrito de Viseu, da ex-Junta Autónoma de Estradas, vai dar lugar a um hotel de charme previligiando o seu património arquitéctónico e cultural.
O edifício, um solar do século XIX, é património do Estado desde 1927 e havia já sido alienado a pensar na requalificação. Rodeado de jardins, o solar é “um dos mais importantes exemplares da arquitectura senhorial oitocentista da região Centro”, afirma a Câmara Municipal de Viseu.
Entre a rua Serpa Pinto e Calçada de S. Mateus, junto ao rio Pavia, o solar situa-se numa “numa zona prioritária de intervenção da política de reabilitação urbana”, esclarece a autarquia local. O projecto de requalificação em hotel deverá respeitar a sua traça e elementos caracterizadores, como os granitos, os soalhos, os azulejos, os fontanários e os jardins.
A aquisição e recuperação do edifício pela empresa Natiturismo ascende a cerca de dois milhões de euros e terá o apoio financeiro de fundos do Portugal 2020. As obras devem começar ainda este ano.
Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, citado em comunicado, “este empreendimento reabilita um património importante quase esquecido e será um importante factor de reabilitação urbana numa zona crítica do centro histórico de Viseu".
O autarca acredita ainda que o projecto será um "gerador de emprego e actividades”. Almeida Henriques sublinha também que este investimento traduz a "atractividade de Viseu para investimentos turísticos de qualidade superior e reforçará a oferta e o potencial da cidade num padrão superior”.