Fugas - notícias

João Guilherme

No S. João do Porto cabem circo, Xutos e GNR, Serralves e até o Euro 2016

Por Patrícia Carvalho

Festas de S. João alargam-se a um novo espaço: a Estação de Recolha da STCP, em S. Roque.

O S. João é uma festa popular que tem o expoente máximo, no Porto, na noite de 23 para 24 de Junho? É, mas é muito mais do que isso. Para a empresa municipal Porto Lazer são seis semanas de festa em que cabe tudo o que é mais tradicionalmente sanjoanino, mas que abarca também o Primavera Sound, o Serralves em Festa, o Festival Caixa Ribeira e até os ecrãs gigantes que serão montados para o Euro 2016. A festa de todos, acolhe tudo. Acolhe os Xutos e Pontapés, os GNR e a Banda Sinfónica Portuguesa. Acolhe circo e arte urbana. E até acolhe um novo espaço: a Estação de Recolha de STCP, em S. Roque.

A programação apresentada esta segunda-feira na Quinta da Bonjóia é de tal forma abrangente que até inclui a etapa do Rali de Portugal que, na sexta-feira, vai invadir o centro de cidade. E isto apesar de a abertura das festas de S. João estar agendada apenas para o dia seguinte. Aí, no sábado, dia 21, é que chega à cidade o festival de circo Trengo, uma colaboração Porto Lazer/Erva Daninha que vai animar os jardins do Palácio de Cristal até ao dia 19 de Junho. E é só no sábado que os eléctricos nas ruas e os barcos no rio Douro anunciam que a festa começou, com desfiles e animação no Museu do Carro Eléctrico. Mas, festa é festa, e o rali lá aparece na programação oficial.

Depois do arranque nas últimas semanas de Maio, Junho pertence definitivamente ao Santo Popular e um passeio pela cidade vai lembrá-lo disso mesmo. Espreite as montras dos estabelecimentos que se decoram a rigor; procure as cascatas de S. João espalhadas pela cidade e eleja a sua favorita; espreite a exposição dos Martelinhos de S. João’16, no Palácio das Artes (de 10 de Junho a 6 de Julho); descubra, no Largo de S. Domingos, qual a peça que foi considerada a melhor intervenção no espaço público, recorrendo apenas ao típico martelo sanjoanino – ela estará em exposição de 10 a 26 de Junho.

E, depois, há, como de costume os divertimentos, da Rotunda da Boavista às Fontainhas, e a música. Os concertos gratuitos estão marcados para a Alameda das Fontainhas e a Estação de Recolha da STCP em S. Roque, nos dias 17, 18 e 19, e 23 e 24. Além disso, regressam os Concertos na Avenida, aos Aliados. Os Xutos e Pontapés chegam depois do fogo-de-artifício da noite de S. João, pela 1h do dia 24 e nesse dia feriado na cidade, lá pelas 22h é a vez da Banda Sinfónica Portuguesa levar a animação à avenida com os temas mais famosos de bandas como os Beatles ou os Queens. O palco só será desmontado depois de os GNR, acompanhados da Banda Sinfónica da GNR, estrearem no Porto o espectáculo que já andou por Lisboa, Coimbra e Guimarães, na passagem do dia 25 para o dia 26. Rui Reininho, vocalista da banda, congratulou-se, na apresentação da programação, por um concerto pensado para o S. João já não ser considerado “quase um suicídio”. “O povo sai à rua e, agora, o S. João inclui também esta festa, dos que estão em cima do palco e que tiram prazer deste prazer inesquecível que é compartilhar convosco um espectáculo que ainda não tinha sido possível fazer na cidade do Porto”, disse Reininho, ironizando que serão “cerca de 120 GNR’s em palco”.

--%>