Fugas - notícias

  • Cameron a voar.
    Cameron a voar. DR
  • Os três
    Os três "macacos": Nigel Farage ("não ouvir nenhuma Europa"), Boris Johnson ("não ver nenhuma Europa") e Michael Gove ("não falar nenhuma Europa"). DR
  • O'Leary e o fato
    O'Leary e o fato DR
  • O fato no ebay
    O fato no ebay DR
  • A campanha de O'Leary pelo
    A campanha de O'Leary pelo "Remain" DR
  • A campanha de O'Leary pelo
    A campanha de O'Leary pelo "Remain" DR
  • O'Leary e o fato
    O'Leary e o fato DR
  • A campanha da Ryanair pelo
    A campanha da Ryanair pelo "Remain" DR
  • A campanha da Ryanair pelo
    A campanha da Ryanair pelo "Remain" DR

"Time to leave the UK?", pergunta Ryanair. Então aqui têm um milhão de voos a 9,99

Por Luís J. Santos

Ryanair reage ao "Brexit" com nova campanha factor 9,99 por 24h com Porto, Lisboa e Faro incluídos. Anúncio inclui um David Cameron a voar e a dizer adeus.

Se no referendo desta quinta-feira o Reino Unido (RU) tivesse votado pela "permanência", teria direito "aos maiores saldos de sempre" na Ryanair, prometia esta semana o chefe da companhia, Michael O'Leary, defensor acérrimo da manutenção do Estado na Uniâo Europeia. 

Como já se sabe, o seu sonho não se realizou. Perderam-se os "maiores saldos de sempre" e perdemos a oportunidade de saber o que tal significaria tendo em conta que a Ryanair há muitos anos chegou a oferecer bilhetes por "tostões". 

Mas nada se perde e tristezas não pagam voos: no "day after" temos "business as usual". A campanha da semana repete algumas das melhores promoções da empresa e em grande, com um milhão de bilhetes disponíveis, segundo publicitam hoje no seu site. 

Porto, Lisboa, Faro e Ponta Delgada estão entre os aeroportos europeus com destinos ao preço mínimo de 9,99 euros (ou 9,99 libras no caso britânico, já que a Ryanair faz equivaler libras e euros nas suas promoções) por trajecto.  

Entre os bons exemplos promovidos pela empresa: Faro-Porto, Lisboa-Marselha e Paris Beauvais além do Lisboa-Porto (por 10,59...), do Porto para Barcelona El Prat, Bordéus, Bruxelas Zaventem ou Charleroi, Luxemburgo, Madrid, Marselha, Milão Bérgamo, Paris Vatry ou Beauvais, St. Etienne, Valência, Tours. A listagem está disponível aqui

Quem quiser tentar a sorte de apanhar um voo a baixo custo, informa a empresa, deverá reservar "até à meia-noite de sábado", sendo que os preços mínimos são "para voos entre Outubro e Dezembro", "sujeitos a disponibilidade" em "rotas seleccionadas".

A cereja no bolo é a própria propaganda à promoção, que faz justiça ao marketing de guerrilha e reacção rápida em que a companhia é pródiga, auto-humor incluído. "É tempo de sair do UK?", perguntam, com um "EU" (União Europeia) riscado ao lado. A imagem inclui David Cameron num avião Ryanair a dizer adeus e o slogan "Poupe como o Dave, planeie uma escapada de Outono" - numa alusão ao primeiro-ministro britânico demissionário. 

Um outro anúncio vai um pouco mais longe na sátira sob o mote dos "Três Macacos Sábios": nos corpos dos três macacos - o que não vê, o que não fala e o que não ouve - estão as cabeças de três líderes defensores da saída do RU da UE: Nigel Farage ("não ouvir nenhuma Europa"), Boris Johnson ("não ver nenhuma Europa") e Michael Gove ("não falar nenhuma Europa").

O humor Ryanair não se fica por aqui. Esta semana, O'Leary, tão bonacheirão como mediático, deu várias entrevistas defendendo a permanência do Reino Unido na UE vestido com um fato chamativo feito das bandeiras do Estado britânico e da União Europeia. Na ressaca do resultado do referendo, a companhia acaba de pôr no Facebook um anúncio ilustrado com uma foto de O'Leary com o dito fato (na fotogaleria desta notícia): "PARA VENDA: fato RU/UE. Teve um só dono (director-executivo politicamente inepto não incluído). Pagamento apenas em €".

E como a empresa não brinca em serviço, não é piada: o fato está disponível para ser rematado em leilão do ebay. À última visualização nossa ia em 20 licitações, a última de 102,50 euros.

--%>