Fugas - notícias

  • DR/CMS
  • DR/CMS
  • DR/CMS
  • DR/CMS

Casa da Água no Cabo Espichel reabre no final do Verão

Por Liliana Borges

A autarquia de Sesimbra espera concluir as obras de intervenção a tempo dos tradicionais festejos no final de Setembro.

A Casa da Água no Cabo Espichel, em Sesimbra, edifício que data do reinado de D. José, está a ser alvo de restauro. A iniciativa é da Câmara Municipal de Sesimbra que prevê terminar as obras no final de Agosto para que o espaço esteja aberto a visitas no decorrer da Feira do Mel e nos festejos em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel, em Setembro.

Os trabalhos, que prevêem a consolidação da estrutura do edifício através da reparação do revestimento dos exteriores e interiores da Casa da Água, estão orçamentados em 140 mil euros e surgem na sequência da intervenção na área envolvente do edifício realizada em 2015, com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural. 

Para além da intervenção na sua estrutura hexagonal, também o revestimento da abóbada merecerá atenção. No seu interior resistem ainda alguns vestígios dos azulejos azuis e brancos que retractavam cenas cortesãs e de caça que serão recuperados e a eles acrescentados novos azulejos de fabrico artesanal.

O mesmo acontece com o zimbório, a parte exterior mais alta da cúpula, que será revestida com troços de cantaria, blocos de rocha talhados que foram recuperados no local da Casa da Água e que se acredita serem os originais. 

A Casa da Água assim foi baptizada por receber água através do aqueduto ainda existente e daí abastecer todo o conjunto do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, através de uma pedra em lioz, de onde sobressai a imagem de um leão. 

--%>