Fugas - notícias

  • Paulo Ricca
  • Paulo Ricca

Um miradouro para o Porto no arco da Ponte da Arrábida

Por Fugas

É preciso subir 262 degraus e usar um arnês de segurança, mas promete-se a “vista mais secreta da cidade”. O arco da Ponte da Arrábida abre pela primeira vez ao público com visitas guiadas pela Porto Bridge Climb.

Desde sexta-feira que é possível subir ao arco da Ponte da Arrábida, escada a escada, e ficar por ali uns minutos a mirar a cidade e o Douro, a 65 metros de altura. A estrutura, classificada como monumento nacional desde 2013, abre pela primeira vez ao público com visitas guiadas organizadas pela empresa Porto Bridge Climb.

Cada visita dura cerca de 20 minutos e implica colocar o arnês de segurança, subir os 262 degraus que levam os visitantes até ao topo do arco, lavar os olhos na “vista mais secreta da cidade” (e logo ali partilhar as fotografias tiradas, já que existe wi-fi gratuito) e depois descer, regressando à margem portuense. Para já, a visita inclui passeio de ida e volta até meio arco com partida da Rua do Ouro, no Porto, mas em breve poderá haver percursos completos até Gaia.

O programa da visita guiada integra ainda uma exposição sobre as diferentes pontes do Porto, incluindo, claro, a Ponte da Arrábida, concluída em 1963 e então a ponte em arco de betão armado com o maior vão em todo o mundo, com 270 metros. 

De acordo com o site da empresa, a visita “requer um esforço físico moderado”, embora tanto a subida como a descida sejam “feitas em etapas, de modo a respeitar o ritmo de todos os visitantes”. Está proibido o uso de chinelos e de sapatos de salto alto por razões de segurança. Os visitantes têm de ter entre 16 e 79 anos, não sendo aconselhável a pessoas com vertigens.

Cada visita guiada integra um grupo máximo de 14 pessoas e decorre a cada 30 minutos (com duração de 20 min. aproximadamente), das 11h às 14h30 e das 15h às 19h30.

Apesar de acessível desde o dia de São João, a inauguração oficial está marcada para dia 8 de Julho. Até lá, os bilhetes têm preço de “pré-abertura”: 9€ (sendo que os serviços de multibanco e visa ainda não estão disponíveis).

--%>