Fugas - notícias

Christian Hartmann/Reuters

easyJet lança rotas Lisboa-Zurique e Funchal-Basileia

Por Fugas com Lusa

Companhia aérea de baixo custo abre duas novas rotas este ano entre Portugal e Suíça e anuncia acordo para a formação de pilotos portugueses.

As duas novas ligações aéreas foram anunciadas esta quinta-feira e já se encontram à venda no site da companhia. Com as ligações agora anunciadas, a easyJet sobe para 55 o número de rotas operadas em Portugal.

Os voos entre Lisboa e Zurique começam a ser realizados a 31 de Agosto, com três ligações por semana (às terças, quintas e sábados) e preços desde 27,99€/ida.

Já a rota entre o Funchal e Basileia inicia operações apenas a 6 de Dezembro, com um voo semanal à terça-feira e preços a partir de 35,49€/ida. Esta será a primeira rota da easyJet a ligar a Madeira a uma cidade fora de Portugal Continental ou do Reino Unido.

A easyJet anunciou ainda um novo acordo com a G Air Training Centre, uma agência de recrutamento e treino de profissionais de aviação, para a formação de novos pilotos que queiram construir uma “carreira em solo nacional”.

O objectivo, adianta a empresa em comunicado, é “aumentar o número de pilotos em Portugal, todos com contratos de trabalho locais de acordo com as leis portuguesas”. Uma parceria que, segundo a empresa, “permite perspectivar a abertura de mais rotas a partir de Portugal e a colocação de mais aviões nas bases de Lisboa e do Porto”.

Actualmente, a companhia aérea low cost tem sete aviões sediados em Portugal e 71 pilotos, sendo que os portugueses representam apenas 10%. "No dia em que anunciarmos mais um avião, teríamos de contratar mais 40 pessoas", afirmou o director comercial da easyJet em Portugal esta quinta-feira, num encontro com jornalistas em Lisboa. No entanto, José Lopes ressalvou não existir ainda nada de concreto quanto a este objectivo e não avançou número mínimo ou máximo de contratações.

Ainda assim, a nova parceira permitirá a formação de pilotos, satisfazendo a necessidade de ter mão-de-obra qualificada e, desde já, possibilitar colmatar algumas vagas que a companhia tem. "Alguns deles já poderão entrar em funções no início do ano. Vão colmatar algumas vagas que tínhamos no mercado nacional, permitir maximizar esta operação e crescer no curto-médio prazo o número de aviões, mas não há ainda nada de concreto", afirmou o responsável.

José Lopes adiantou ainda que até Setembro, mês em que termina o ano fiscal da transportadora aérea, a easyJet espera atingir os cinco milhões de passageiros em Portugal, face aos actuais 3,2 milhões, e os três milhões em Lisboa, relativamente aos 1,3 milhões actuais.

--%>