Fugas - notícias

DR

Lisboa, Sintra, Évora e Elvas: muito deste património cabe nas prateleiras

Por Margarida David Cardoso

Uma colecção de Roteiros Turísticos do Património Mundial para descobrir coisas do Império, do Destino e do Sonho.

Lá longe no tempo, bem aqui nesta terra, Portugal fora império, conquistado pelo mar, onde se acreditava residir o nosso destino. E sonhos sabe-se lá quantos não terão sido gastos. É sobre esta fábula de palavras, “Império, Destino e Sonho”, que se inspira a terceira série da colecção Roteiros Turísticos do Património Mundial, lançada pelo Turismo de Portugal e pela Porto Editora.

Depois de lançados os dois primeiros roteiros, sobre o Norte do país (centros históricos do Porto e Guimarães, Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro e Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa) e o “coração” de Portugal (dedicada ao mosteiros de Alcobaça, Batalha e Convento de Cristo em Tomar), a terceira série estende-se às regiões de Lisboa e Alentejo, numa viagem quase em linha recta do litoral para o interior.

Numa série com três livros, as páginas debruçam-se sobre Lisboa, descrita como “a Porta do Mundo”, Sintra “o Monte da Lua”, Évora e Elvas, “terras de luz”.

As referências literárias e os grandes planos, ora fotográficos, ora pinturas, são marcas de qualidade dos livros, a que se junta a explicação histórica dos espaços, não exaustiva, mas altamente descritiva.

Cada livro é um roteiro pelas cidades, edifícios e espaços classificados como Património Mundial, assim como aquilo que a UNESCO considerou de elevada importância imaterial.

Fala-se de gastronomia e tradições que também vivem no papel, pelas mais de 350 fotografias paginadas e conteúdos produzidos pelo Centro Nacional de Cultura.

Para o Turismo de Portugal, estas páginas existem para que os visitantes descubram novos motivos para visitar estas quatro cidades e surgem como uma forma de convidar portugueses e estrangeiros a fazer parte da História e a vivenciar os percursos pelos quais se escreveu.

Os livros estão à venda por onze euros cada em livrarias, em pontos turísticos destas quatro cidades e na loja online da Porto Editora, onde está disponível com desconto de 20% (8,80 euros). Pode ler-se em português, inglês e espanhol.

A experiência turística pode continuar ou ser complementada pela consulta das apps JiTTTravel (iOS - Android), criadas com base nestes roteiros, em parceria com a startup portuguesa iClio. A primeira destas apps gratuitas é dedicada a Sintra.

--%>