Fugas - notícias

Sérgio Azenha

Peniche vai ter primeira praia para cães do país

Por Fugas

A partir de 6 de Agosto, o areal de Porto da Areia Norte torna-se oficialmente a primeira praia para cães do país, com a instalação de infra-estruturas próprias.

A partir de 6 de Agosto, há oficialmente uma praia para cães em Portugal. O projecto foi aprovado pela Câmara Municipal de Peniche na sexta-feira passada. O areal escolhido foi Porto da Areia Norte, a cerca de dois quilómetros do centro de Peniche, junto à Avenida Mariano Calado.

Na praia, com cerca de 80 metros de comprimento, vão ser instalados dispensadores de sacos de plástico para os dejectos caninos e novos caixotes do lixo. O reforço do controlo sanitário também está assegurado, de forma a garantir as condições de higiene e de segurança.

Para além disso, vai ser criada sinalética específica e colocado um edital com as novas condições de acesso.

Nas praias concessionadas, cabe à entidade gestora autorizar ou não a permanência de animais domésticos no areal durante a época balnear e fixar os valores das coimas em caso de infracção. Na grande maioria dos casos, a presença de animais está proibida e a multa pode chegar aos 2500 euros, segundo indica a Deco numa nota informativa sobre esta questão publicada em 2015.

Já nas praias não concessionadas, a presença de animais domésticos no areal é, à partida, permitida, “desde que não haja sinalização da câmara municipal com indicação em contrário”.

Em todos os casos, aplicam-se as regras para a permanência de animais domésticos em lugares públicos, como o uso de trela ou a limpeza de dejectos.

A primeira praia oficial para cães em Portugal surge poucos dias depois de uma medida idêntica ter sido aprovada em Barcelona. Até 25 de Setembro, a praia do Levante, localizada naquela cidade espanhola, tem uma zona onde animais domésticos (e respectivos donos) podem circular e permanecer. O espaço, com cerca de 1250m2, está delimitado por uma vedação de madeira e é gerido por dois funcionários, responsáveis por informar os utentes e gerir a limpeza do local.

--%>