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Há uma nova “casa de experiências” para turistas e portuenses

Por Margarida David Cardoso

Paredes meias com o hotel e pátio das Cardosas, está o Porto Welcome Center, uma loja na vanguarda da tecnologia associada ao turismo.

É a maior do Mundo, alguns arriscam a dizer. A maior da Europa, afirmam com certeza. Comparações à parte, o facto é que a nova loja de turismo que está prestes a abrir no Porto tem uma respeitável área total de 450 m2, distribuídos por cinco espaços onde a interacção tecnológica é usada a favor da promoção turística.

Desde sexta-feira, as portas estão abertas em modo soft opening, para que o equipamento seja testado e ajustado até dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, quando se espera que a performance esteja afinada e se possa inaugurar esta nova loja do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). Chama-se Porto Welcome Center e quer ser um centro internacional de boas vindas a turistas e o posto de informação e apoio dos locais. Mas não só. Esta loja é uma autêntica experiência interactiva de turismo.

“Isto é tudo o que a maioria das lojas de turismo que visitei tem”, comenta Enke, alemã de 25 anos, que acaba de entrar na loja com a mãe, na tarde desta terça-feira. Está a falar do expositor de brochuras e mapas.

Ao lado, a voz e rosto do ecrã fala com quem passa e muda o discurso quer nos identifique como homem, mulher ou criança. Consoante o momento do dia pode aconselhar-nos um passeio de barco ou uma visita às galerias.

Em frente, há uma agenda com mais de 180 eventos previstos para esta semana. Organizada por dias, é possível consultar os eventos partilhados pelos parceiros da TPNP, da cultura ao desporto, e mesmo descarrega-los para a agenda do telemóvel.

Enquanto ninguém se aproxima do ecrã que ocupa grande parte da parede, um vídeo mostra as termas, o castelo, o vinho Alvarinho, até mesmo o cão de Castro Laboreiro de Melgaço. Calhou este município, como podia ter saído um outro dos 86 que integram o TPNP. Melchior Moreira, presidente da associação, garante que neste espaço, “todos os municípios têm um tratamento privilegiado. “Esta loja vende não só o Porto, mas o norte de Portugal”, reforça, Isabel Castro, directora de marketing do TPNP.

Também não só para o turismo se quer este espaço. Tiram-se dúvidas a locais e ajuda-se a que estes conheçam a própria cidade e a região onde vivem. Também existem cacifos pagos à hora nesta loja.

Por fim, quatro amigos aproximam-se e o ecrã transforma-se num gigante livro do visitante, onde é possível escrever e desenhar. Enfim, expressar-se. Cada um desenha para o seu lado, mas no fim destaca-se o coração no centro do Santuário do Bom Jesus, em Braga, o plano de fundo que escolheram. Isabel Castro explica que é possível estes amigos enviarem a imagem para os seus emails.

“Uma vez no email, é um passo até às redes sociais e é impensável o alcance a que podemos levar uma região”, repara a directora de marketing. A par da interacção, a partilha de informação e de experiências com o exterior é elemento fundamental desta experiência.

E nas coisas da “mais” e “melhor”, Melchior Moreira destaca a localização “excepcional” da loja, a dois passos da paragem de autocarros de sightseeing e da estação de metro de São Bento, que traz directamente os turistas do aeroporto para a porta da loja. “É a loja de turismo mais bem localizada da cidade”, afirma o presidente, e o burburinho de transportes e pessoas à porta dá-lhe razão.

A loja possui, ainda, uma sala onde é possível ver centenas de locais a 360º, rodando e ampliando as imagens; uma sala de vinhos, em que ao seleccionar o produto no ecrã, onde há uma descrição, este é identificado na prateleira em frente; uma mesa que permite explorar todos os municípios do Porto e Norte e um espaço com jogos para crianças para que estas “possam estar também fidelizadas ao território e contagiar os pais.” Prevêem-se visitas escolares à loja e um programa a desenvolver com a Direcção-Geral de Educação.

E também há um espaço gourmet, da responsabilidade do chef Marco Gomes. Servem-se produtos do norte português que podem ser servidos na esplanada virada para o reconvertido Pátio das Cardosas.

Em breve, haverá também um ecrã para consulta a qualquer hora do dia. Afinal, o turismo não dorme.

Mais de 1300 visitas em quatro dias

Este centro de boas-vindas teve um investimento total de 2,147 milhões de euros, mais de 70% financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o restante pelo Programa de Intervenção do Turismo, do Turismo de Portugal. Soma-se assim mais uma loja à Rede de Lojas Interactivas do TPNP.

O argumento de que o “Porto está na moda” volta para cima da mesa. Na verdade, todo o Norte quer estar e Melchior Moreira insiste nos números que o comprovam. De Janeiro a Junho de 2016, houve um crescimento de um milhão de turistas e registaram-se mais de 300 mil dormidas só em Maio, nas regiões inseridas no TPNP.

Nesta loja, desde sexta-feira foram atendidas mais de 1300 pessoas, 600 das quais durante o dia de sábado. Mas estes números podem dizer pouco do fluxo de turistas que passa por este espaço: “A ideia desta loja é que não seja necessário as pessoas recorreram à ajuda de funcionários, mas descubram as regiões por elas próprias através da pesquisa interactiva”, explicou Isabel Castro.

O objectivo é que esta seja também uma “loja sustentável”, com lucros próprios através da venda de produtos regionais: vinhos, filigranas, compotas e doces, assim como os produtos de promoção de cada município.

Texto editado por Ana Fernandes

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