É a maior do Mundo, alguns arriscam a dizer. A maior da Europa, afirmam com certeza. Comparações à parte, o facto é que a nova loja de turismo que está prestes a abrir no Porto tem uma respeitável área total de 450 m2, distribuídos por cinco espaços onde a interacção tecnológica é usada a favor da promoção turística.
Desde sexta-feira, as portas estão abertas em modo soft opening, para que o equipamento seja testado e ajustado até dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, quando se espera que a performance esteja afinada e se possa inaugurar esta nova loja do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). Chama-se Porto Welcome Center e quer ser um centro internacional de boas vindas a turistas e o posto de informação e apoio dos locais. Mas não só. Esta loja é uma autêntica experiência interactiva de turismo.
“Isto é tudo o que a maioria das lojas de turismo que visitei tem”, comenta Enke, alemã de 25 anos, que acaba de entrar na loja com a mãe, na tarde desta terça-feira. Está a falar do expositor de brochuras e mapas.
Ao lado, a voz e rosto do ecrã fala com quem passa e muda o discurso quer nos identifique como homem, mulher ou criança. Consoante o momento do dia pode aconselhar-nos um passeio de barco ou uma visita às galerias.
Em frente, há uma agenda com mais de 180 eventos previstos para esta semana. Organizada por dias, é possível consultar os eventos partilhados pelos parceiros da TPNP, da cultura ao desporto, e mesmo descarrega-los para a agenda do telemóvel.
Enquanto ninguém se aproxima do ecrã que ocupa grande parte da parede, um vídeo mostra as termas, o castelo, o vinho Alvarinho, até mesmo o cão de Castro Laboreiro de Melgaço. Calhou este município, como podia ter saído um outro dos 86 que integram o TPNP. Melchior Moreira, presidente da associação, garante que neste espaço, “todos os municípios têm um tratamento privilegiado. “Esta loja vende não só o Porto, mas o norte de Portugal”, reforça, Isabel Castro, directora de marketing do TPNP.
Também não só para o turismo se quer este espaço. Tiram-se dúvidas a locais e ajuda-se a que estes conheçam a própria cidade e a região onde vivem. Também existem cacifos pagos à hora nesta loja.
Por fim, quatro amigos aproximam-se e o ecrã transforma-se num gigante livro do visitante, onde é possível escrever e desenhar. Enfim, expressar-se. Cada um desenha para o seu lado, mas no fim destaca-se o coração no centro do Santuário do Bom Jesus, em Braga, o plano de fundo que escolheram. Isabel Castro explica que é possível estes amigos enviarem a imagem para os seus emails.
“Uma vez no email, é um passo até às redes sociais e é impensável o alcance a que podemos levar uma região”, repara a directora de marketing. A par da interacção, a partilha de informação e de experiências com o exterior é elemento fundamental desta experiência.
E nas coisas da “mais” e “melhor”, Melchior Moreira destaca a localização “excepcional” da loja, a dois passos da paragem de autocarros de sightseeing e da estação de metro de São Bento, que traz directamente os turistas do aeroporto para a porta da loja. “É a loja de turismo mais bem localizada da cidade”, afirma o presidente, e o burburinho de transportes e pessoas à porta dá-lhe razão.