Quase seis meses depois do início das obras, vai ser possível estacionar gratuitamente no aeroporto de Lisboa mas apenas por 10 minutos na zona de partidas. Quem exceder esse tempo terá de pagar. O sistema Kiss&Fly (em português, Beija e Voa) está disponível a partir desta terça-feira.
Em comunicado, a ANA – Aeroportos de Portugal afirma que com a introdução deste sistema, os utilizadores terão um acesso facilitado para o acompanhamento de passageiros na partida. No mesmo comunicado, a gestora aeroportuária destaca que o acesso ficou “melhor organizado, mais rápido e mais eficiente”.
A partir de agora há uma zona específica para estacionamento de passageiros, circuitos para transportes públicos e o prolongamento da ciclovia. A zona de táxis permanece na zona das chegadas do aeroporto. Para quem queira permanecer mais de 10 minutos há ainda os parques de estacionamento P1 e P2.
O aeroporto do Porto já tem este sistema desde Novembro de 2015 e o de Faro desde Junho do mesmo ano. Na Europa, o sistema já está disponível nos aeroportos de Londres (Heathrow), em Paris ou Bruxelas. Nos EUA este tipo de estacionamento pode ser encontrado no aeroporto de São Francisco, Chicago e Nova Iorque (JFK).