Fugas - notícias

Paulo Pimenta

Douro Azul compra edifício da Real Companhia Velha para construir hotel

Por Fugas, Lusa

Antigas instalações da Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, vão ser transformadas num hotel "de quatro ou cinco estrelas".

A Mystic, empresa do grupo Douro Azul, adquiriu esta quarta-feira o antigo edifício da Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia. O objectivo é construir um hotel de “quatro a cinco estrelas”.

O novo empreendimento turístico deverá ter entre 110 a 120 quartos, salas de reuniões e restaurantes. De acordo com o vice-presidente do grupo, o projecto inclui ainda um parque de estacionamento para mais de 200 carros, que deverá abrir até Outubro. Já a unidade hoteleira e a parte comercial só deverão estar concluídas em 2017.

“É um projecto virado para a cidade e para o potencial de negócio que a cidade apresenta, mas também muito virado para o turista e para as pessoas que vivem ali à volta”, avançou Manuel Marques em declarações aos jornalistas. O responsável admitiu ainda a possibilidade de ser feita uma parceria com um grupo hoteleiro, mas não quis revelar qual.

As antigas instalações da Real Companhia Velha foram colocadas em hasta pública esta quarta-feira, com o preço base de licitação de 3,6 milhões de euros. A empresa arrematou-o oferecendo cinco mil euros acima, tendo sido a única proposta apresentada para o espaço. A este valor irá somar-se ainda um investimento financeiro entre 17 e 20 milhões de euros.

Para o investidor, o projecto insere-se na “linha de aposta da Douro Azul” em Vila Nova de Gaia, uma vez que o grupo “reconhece o potencial do concelho e da zona”. Entre os projectos da empresa para a margem Sul do Douro está a reconversão do edifício da antiga Cerâmica do Sr. do Além num hotel, em plena escarpa da serra do Pilar.

O projecto inicial foi, no entanto, chumbado no início do mês pela Direcção Regional de Cultura do Norte. A “volumetria excessiva” da construção foi a razão avançada pela entidade para o parecer negativo, com carácter vinculativo.

A Douro Azul também está actualmente a realizar obras no emblemático Monumental Palace Hotel, localizado na Avenida dos Aliados, no Porto. A unidade hoteleira deverá abrir em Maio de 2017, confirmou Manuel Marques, indicando que “as obras estão a correr no ritmo esperado”.

--%>