Fugas - notícias

Nuno Ferreira Santos

Sagres: olha o passarinho!

Por Fugas

Vila algarvia volta a apontar os binóculos ao céu para ver passar as aves migratórias. De 30 de Setembro a 5 de Outubro.

A 7.ª edição do Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza regressa no final de Setembro ao cabo mais sudoeste de Portugal e da Europa. O extenso programa já foi anunciado e bate este ano “um novo recorde”. São “mais de 300 actividades” – quase mais uma centena que no ano passado, anuncia a organização em comunicado.

Há muitas actividades dedicadas à observação de aves, claro, em passeios de jeep, de barco ou saídas de campo. Há sessões de anilhagem de aves e de devolução à natureza de animais recuperados. E uma mão cheia de tertúlias e palestras dedicadas às temáticas do festival, assim como vários minicursos, sobre fotografia de vida selvagem, de primeiros socorros para aves ou de identificação das espécies marinhas, por exemplo.

De Agosto a Novembro, a zona de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, torna-se um importante corredor migratório para aves planadoras em trânsito em direcção às terras quentes africanas. Durante o festival – que decorre no pico deste fluxo migratório outonal –, centenas de observadores de aves e amantes da natureza de várias nacionalidades acorrem a Sagres para ficar de olhos postos no céu. No ano passado, mais de mil participantes perscrutaram os ares à procura de bandos de grifos, cegonhas-pretas, águias-calçadas ou britangos.

A observação de aves planadoras é o ponto alto do festival, mas a região, inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, é local de eleição para encontrar outras espécies de aves, como marinhas, estepárias (aves dos campos agrícolas), passeriformes (pássaros), entre outras. E muitas actividades são dedicadas à descoberta e identificação de espécies destes grupos de aves.

Mas nem só de asas a esvoaçar pelos céus se faz este festival, que se anuncia como “o maior evento em Portugal dedicado à natureza”. O programa completa-se com uma miríade de outras acções, como sessões de baptismo de mergulho, stand-up paddle, observação de golfinhos, passeios de barco, fotográficos e arqueológicos, observação de estrelas ou sessões de massagem.

Tal como em anos anteriores, muitas das actividades são realizadas em várias línguas, a maioria em português e em inglês. E existem ainda muitas opções especialmente pensadas para os mais novos. No site do evento  é possível escrutinar o programa completo e realizar a inscrição prévia nas actividades que o exigem (algumas já estão mesmo esgotadas).

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, e tem a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação Almargem como co-promotores.

--%>