Fugas - notícias

Rui Gaudêncio

Um miradouro para ver os aviões

Por Público

Em 2017, nasce o primeiro miradouro da freguesia dos Olivais, em Lisboa, com vista para o aeroporto Humberto Delgado.

Os amantes de plane spotting (observação ou registo de aeronaves) vão ter um novo lugar em Lisboa. A Junta de Freguesia dos Olivais anunciou, esta quarta-feira, a construção de um novo miradouro com vista para o Aeroporto Humberto Delgado. Este é o primeiro miradouro da freguesia dos Olivaise vai ficar localizado no topo da Rua Cidade de Tete.

Em declarações à Lusa, a presidente da junta, Rute Lima, referiu que esta era uma forma de relembrar as memórias de infância. “Todos nós, quando éramos crianças, íamos com os nossos pais e com os nossos avós ver os aviões", afirmou. Para a autarca, o projecto terá duas vertentes: requalificar um local abandonado e terminar com actividades “menos recomendáveis na zona”.

De acordo com a Lusa, esta é uma parceria da Junta de Freguesia dos Olivais com a Câmara Municipal de Lisboa, que disponibilizou cerca de 60 mil euros. Ainda em execução, prevê-se que o projecto esteja pronto em dois meses e que o local seja inaugurado no início de 2017. Paralelamente ao miradouro, também se antecipou a possibilidade de existirem zonas de estadia, um quiosque com esplanada e um parque infantil.

Este poderá ser um lugar de eleição para quem goste de observar, fotografar ou tirar a matrícula dos aviões. Actualmente, a obsessão pela foto perfeita poder estar na ambição de muitos spotters (pessoas que fazem da observação e registo em fotografia ou vídeo de aeronaves um hobby). Mas a verdade é que o termo surgiu no período da Segunda Guerra Mundial, quando cidadãos teriam de estar atentos ao céu e dar o alerta na aproximação de aviões, devido aos bombardeamentos.

Em Portugal, existem grupos dedicados à prática de plane spotting. Entre eles estão a Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação (APEA), fundada em 6 de Março de 1998 e a Associação Portugal Spotters (APS), fundada em 2008. Ambas reúnem os entusiastas portugueses que observam ou recolhem em fotografia ou vídeo todo o tipo de aeronaves, civis ou militares. As duas associações dedicam-se ainda à pesquisa da aeronáutica e à organização de eventos.

--%>