Fugas - notícias

  • Bobby Yip/Reuters
  • Bobby Yip/Reuters
  • Bobby Yip/Reuters
  • Bobby Yip/Reuters
  • Bobby Yip/Reuters
  • Bobby Yip/Reuters
  • Bobby Yip/Reuters
  • Bobby Yip/Reuters
  • Bobby Yip/Reuters

O café que troca gato por coelho

Por Fugas

Cafés de gatos há muitos. Em Hong Kong a nova moda em cafés com bichinhos de estimação é agora o Rabbitland. Aqui, os anfitriões são coelhos.

Não é um conceito inédito. Foi no Japão (onde mais?) que começou a ideia de juntar coelhos ao café, após a moda dos cafés com gatos se espalhar pelo país e pelo mundo.

Mas, agora, os coelhos passaram as fronteiras e chegaram à China, mais precisamente a Hong Kong, onde acaba de abrir o Rabbitland.

O espaço foi inaugurado este mês na Causeway Bay e, para começar, é casa de 12 coelhos - que tinham sido abandonados ou teriam outro destino, provavelmete alguns, também num café-restaurante, mas mais na cozinha do que na sala de estar.

Segundo contaram os "pais" do Rabbitland à AFP, a ideia nasceu depois de visitarem o Japão - especialmente Okunoshima, célebre como a ilha dos coelhos pela sua exponencial população de leporídeos. Teddy Chui, um dos co-proprietários do Rabbitland, sublinhou que há regras duras para os visitantes, tanto em termos de higiene como de contacto com os bichinhos. Por exemplo, podem e devem ser dadas festinhas se eles deixarem e estiverem livres pelo café, mas nada de pegar-lhes ao colo.

A agência reporta que o Rabbitland tem atraído verdadeiras multidões, especialmente de famílias com crianças. "Muitos pais trazem aqui os filhos quando pedem um animal de estimação, para que aprendam que não é só brincar com eles, há também muito trabalho e responsabilidades", disse Chui.

O espaço, reporta o jornal South China Morning Post foi, porém, alvo de algumas críticas por parte de associações de defesa dos animais. Outro sócio do espaço, Ricky Lam, disse ao jornal que as críticas não têm razão de ser: os animais terão sido adquiridos a donos que tinham anunciado online que já não podiam mantê-los e que teriam que abandoná-los. "Garantimos tudo o que os coelhinhos precisam", diz. "Estão muito tranquilos e é óbvio quando estão assustados. Não têm quaisquer problemas de saúde. Se tiverem algum problema, tomaremos conta deles. Temos tudo para mantê-los saudáveis", reforçou.

Apesar do êxito e dos poucos dias de abertura, o café já enfrenta a desconfiança das autoridades locais: o South China Morning Post noticia que o Rabbitland já está sob investigação por ter aberto ao público sem as devidas licenças para venda de comidas.

--%>