O "serviço poderá ser accionado em qualquer momento posterior à finalização da reserva, independentemente da tarifa adquirida", resume a companhia em comunicado.
Definindo-o como um "serviço auxiliar" que "permite uma maior liberdade de escolha aos clientes", a reserva de assento tem um custo entre 10 e 60 euros, já que depende da região em que se voa e do lugar que se pretende.
Há várias modalidades, seja "um lugar standard" (que só se paga se bilhete for tap discount), "um lugar nas primeiras filas" ("Lugar Preferencial" - "filas dianteiras, excepto nos voos entre Lisboa-Boston e Lisboa-JFK") ou até "um assento com mais espaço para as pernas" ("Extra Legroom" - "saídas de emergência e filas dianteiras dos voos entre Lisboa-Boston e Lisboa-JFK"). Os passageiros podem também "garantir lugar atempadamente junto de familiares ou amigos que se encontrem no mesmo voo".
A escolha é possível "em todos os voos operados pela TAP" com uma excepção: o serviço de Ponte Aérea entre Porto e Lisboa.
O valor a pagar é "consoante o destino e o tipo de lugar pretendido" (embora alguns clientes com cartão Victoria ou viagens executiva ou Plus fiquem isentos de pagamento: só os de Plus terão pagar por "extra legrooom"). Após a abertura do check-in, como até agora, todos os lugares disponíveis "poderão ser reservados gratuitamente".
Em resumo: o Extra Legroom custa 20 euros na Europa, 60 no intercontinental; o preferencial custa 15 euros na Europa, 35 no intercontinental, o standard custa 10 euros na Europa, 25 no intercontinental.
Todos os detalhes, valores e passageiros isentos de pagamento estão aqui.