Fugas - notícias

Marius Bosch/Reuters

Quatro anos depois, British Airways retoma voos directos para Irão

Por Lusa

Os voos Londres-Teerão pela companhia britânica foram suspensos em 2012 devido às difíceis relações entre o Reino Unido e o Irão.

A transportadora aérea British Airways recomeça esta quinta-feira os seus voos directos de Londres para Teerão, depois de os ter suspendido durante quatro anos devido às difíceis relações entre o Reino Unido e o Irão. 

Um Boeing 777 da BA decola às 20h (21h em Lisboa) do aeroporto de Heathrow com destino a Teerão, segundo a transportadora britânica, que operará seis voos semanais para a capital iraniana.

Esta será a primeira vez que a empresa voa para o Irão desde 2012, quando a rota deixou de ser rentável, depois de as autoridades britânicas decidirem encerrar a sua embaixada em Teerão.

No entanto, a situação alterou-se devido ao levantamento de algumas sanções ao Irão este ano e à reabertura da embaixada do Reino Unido em Teerão em 2015.

A BA, que iniciou os seus voos para o Irão em 1946, suspendeu os seus três voos semanas para o país em Outubro de 2012, um ano após o encerramento da embaixada. 

As actividades diplomáticas foram suspensas depois de a embaixada ser atacada por manifestantes devido às sanções impostas ao Irão, uma resposta ao seu programa nuclear. 

No entanto, o edifício foi reaberto devido ao acordo no ano passado entre o Irão, Estados Unidos, França, Rússia, China e Alemanha para solucionar o conflito nuclear.

--%>