Fugas - notícias

Phil Noble/Reuters

Ryanair avança nos Açores e prepara estreia na Terceira

Por Luís J. Santos

Companhia marca conferência de imprensa para esta terça-feira em Angra do Heroísmo. Só lhe ficará a faltar a Madeira, que também pode estar para breve.

A Ryanair não adianta "qualquer informação de momento", como referiu à Fugas o seu departamento de comunicação, mas o certo é que esta terça-feira a cidade de Angra do Heroísmo vai receber uma conferência de imprensa da empresa. Para mais, como refere o convite, "organizada pelo director de Desenvolvimento de Rotas, Niall O’Connor". 

As novidades serão anunciadas após as 16h, no Hotel Terceira Mar. Apesar de faltar a confirmação oficial, o que se espera de facto é o anúncio das primeiras rotas low cost da ilha, cerca de um ano e meio após os Açores terem recebido os primeiros voos de companhias aéreas de baixo custo. 

Em Março de 2015, a easyJet tornava-se a primeira, estreando-se em Ponta Delgada com ligação a Lisboa. Em Abril do mesmo ano, aterrava em São Miguel a Ryanair, que liga actualmente a ilha a Lisboa, Porto e Londres (esta última rota deverá ser suspensa durante a temporada de Inverno). Entrava em prática a liberalização das ligações aéreas, decidida pelo Governo, chegando assim ao fim o monopólio TAP/SATA.

A confirmar-se a estreia na Terceira, a Ryanair passa a marcar presença em quase todos os grandes aeroportos nacionais. Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada estão garantidos e com bases aéreas.

E o Funchal? 

Em relação à Madeira, a companhia, apesar de volta e meia reafirmar a sua vontade em conquistar a ilha, não avança quaisquer planos. Mas este Verão, e pela primeira vez, através da empresa Crewlink, a Ryanair marcou para o Funchal uma sessão de angariação de novos colaboradores. Isto pouco depois de o Governo da Madeira ter confirmado uma proposta à empresa para que iniciasse actividade no arquipélago.

Recentemente, o marketing da Ryanair também virou as agulhas para a Madeira: aproveitando o anúncio do baptismo do aeroporto do Funchal com o nome de Cristiano Ronaldo, divulgou nas redes sociais uma imagem de um avião com a inscrição Ryanaldo. E, como se sabe, a Ryanair nunca dá ponto sem nó. 

--%>