Fugas - notícias

O Palácio Nacional de Queluz organiza visitas nocturnas na sexta-feira

O Palácio Nacional de Queluz organiza visitas nocturnas na sexta-feira DR/Wilson Pereira

Continuação: página 2 de 2

Património em festa (e centenas de actividades) em mais umas jornadas europeias

Em Lisboa, por exemplo, o Museu Nacional de Arqueologia vai construir uma jangada, a “única embarcação de canas da costa portuguesa”, entre uma série de outras actividades. Já quem visitar o Museu Nacional do Azulejo pode participar numa oficina de pintura. O resultado final integrará um painel  de azulejos a “ser colocado num espaço público” da capital.

No Museu do Aljube, uma parceria com a Associação de Refugiados em Portugal apresenta dois filmes e uma mesa redonda com especialistas, com o objectivo de reflectir sobre o conceito de refúgio, não só dando a conhecer a experiência contemporânea dos refugiados actualmente a viver em Portugal como mostrando a estes o passado de repressão política do país de acolhimento.

Para os amantes da bola, os dois principais clubes de Lisboa propõem várias actividades nos respectivos museus. A direcção do património cultural do Benfica abre mesmo as portas do departamento de reserva e restauro e do centro de documentação para uma visita ao espólio do clube ou do edifício na Rua do Jardim do Regedor, outrora secretaria histórica das águias, antes um clube nocturno burlesco.

Em São Miguel, nos Açores, uma oficina pedagógica para os mais novos vai explorar a origem mítica (da lagoa) das Sete Cidades com a criação de um teatro de marionetas. Na Madeira, o Palácio de São Lourenço, no Funchal, abre-se a visitas, debates e uma actuação musical no salão nobre do edifício.

No Porto, a universidade propõe um passeio pela Invicita para pensar "a Universidade e a cidade num tempo de boom turístico". Há visitas guiadas à Torre dos Clérigos, ao mosteiro São Bento da Vitória, ao Teatro Nacional São João ou ao Hospital de Santo António.

No dia 23 de Setembro, são muitos as iniciativas que se desenrolam noite dentro. Desde uma caminhada pelos “mosteiros que abraçam a comunidade” de Alcobaça a visitas nocturnas no Palácio Nacional de Queluz ou mesmo a oportunidade de passar a noite entre as ruínas de Conímbriga. A partir daí, há muito mais a descobrir e fazer ao longo dos três dias das Jornadas Europeias do Património. O programa completo já se encontra disponível online.

--%>