Fugas - notícias

  • Praia da Marinha, em Lagoa
    Praia da Marinha, em Lagoa DR/Nuno Cardal
  • Farol de Santa Marta, em Cascais
    Farol de Santa Marta, em Cascais DR/Nuno Cardal
  • Vindimas no Alto Douro
    Vindimas no Alto Douro DR/Nuno Cardal
  • Capa do livro
    Capa do livro "Portugal Panorâmico" DR/Nuno Cardal

Um guia fotográfico pelas mais belas panorâmicas de Portugal

Por Fugas

Portugal Panorâmico, de Nuno Cardal, foi lançado este mês e reúne em livro fotografias de alguns dos ex-libris turísticos do país.

São mais de 160 fotografias panorâmicas, numa grande viagem pelo país, que começa no vale do rio Minho e termina com o mergulho de uma baleia ao largo da ilha do Pico. Em pano de fundo, a “majestosa montanha”, que “é o ponto mais alto de Portugal com mais de 2300m”, sobe o céu açoriano por trás de uma língua de nuvens fofas para fechar o novo livro de Nuno Cardal.

A obra, intitulada Portugal Panorâmico, “visa sublimar a beleza das cidades, vilas e paisagens portuguesas e enaltecer os nossos monumentos”. Ao longo de 164 páginas folheiam-se alguns dos ex-libris do país numa sucessão de imagens idílicas, dignas de postal ilustrado.

Há castelos e muralhas, muitos palácios, mosteiros e santuários, pontes e vestígios arqueológicos. Percorre várias praias pelo litoral, sobe à Serra da Estrela, paira sobre cidades e vilas, desde as metrópoles de Lisboa e Porto a pequenas povoações históricas como Piódão, Óbidos ou Monsanto. Algumas fotografias dão mesmo a volta completa às vistas, em imagens de 360º, como em Caminha. E nem a fauna portuguesa escapa à lente do fotógrafo profissional: aqui ali, surgem garranos, aves de rapina ou mesmo um lagarto-de-água, fotografado na lagoa de Bertiandos, uma área de paisagem protegida.

O livro, lançado no início de Setembro pela editora Lidel, reúne fotografias a cores, a preto e branco, imagens produzidas com recurso a infravermelhos, panorâmicas de 360º, disparos feitos em pleno dia, durante a noite e alguns “mesmo só com a luz do luar”. O objectivo era “dar a conhecer a enorme diversidade do país” também através de uma “grande variedade” de fotografias.

Feito a pensar “sobretudo nos muitos estrangeiros que nos visitam e querem levar consigo uma recordação fidedigna do que viram” – mas também nos “emigrantes e portugueses apaixonados pelo país” –, a obra propõe-se a ser mais do que um livro de fotografias. Pretende ser “um guia de turismo do que mais belo existe em Portugal continental e ilhas”.

Para isso, cada imagem inclui uma “legenda histórica” em seis idiomas (português, espanhol, inglês, francês, alemão e mandarim), assim como as coordenadas em GPS de cada local fotografado. A pensar nos amantes de fotografia, foram ainda acrescentadas características técnicas de cada disparo, como a velocidade do obturador e a abertura do diafragma.

Nuno Cardal é licenciado em História, mas o seu percurso profissional esteve sempre ligado às áreas da cultura e da publicidade. Foi responsável por um programa comunitário para o desenvolvimento do turismo e das infraestruturas culturais, produtor no programa Ponto por Ponto da RTP e colaborador no programa A Alma e a Gente, de José Hermano Saraiva. Entre os vários livros publicados na área da fotografia encontra-se McCann - 65 anos de Publicidade em Portugal.

Portugal Panorâmico
ISBN: 978-989-752-216-1
N.º de páginas: 164
P.V.P: 24.99€

--%>