Fugas - notícias

DR

E que tal passar a noite das bruxas no castelo do Conde Drácula?

Por Maria Lopes

Site de reservas lançou um concurso cujo prémio é passar uma noite na Transilvânia.

A proposta é aliciante para quem gosta de vampiros: passar uma noite dentro da história e do castelo do Drácula, na Transilvânia. Com tudo a que se tem direito, incluindo dormir aconchegado no caixão de seda e veludo, na cripta do castelo. Cabeças de alho, perfume de alho ou qualquer coisa com cheiro àquele bolbo estão proibidas, assim como objectos em prata e espelhos – a ideia é mesmo ter um encontro imediato com o vampiro.

Depois de um passeio de carruagem pela floresta, ao cair da noite, até ao castelo de Bran, encravado no sopé romeno dos Cárpatos, com o voo rasante de morcegos e o uivo dos lobos por companhia, os dois convidados passarão o portão de ferro para serem recebidos por Dacre Stoker.

O sobrinho-neto do escritor Bram Stoker é o anfitrião que os acompanhará pelos sinistros corredores e contará algumas histórias e mistérios do célebre castelo a partir do qual nasceu a lenda de Drácula. Especialmente a de Vlad, o empalador, no qual Bram se inspirou para escrever o conto de vampiros, no final do século XIX, que viria a mudar a percepção do público sobre morcegos.

Na enorme sala de jantar será servido um repasto com a mesma ementa descrita no livro: um bife mal passado e frango com colorau. A noite será passada em dois caixões, na cripta do castelo. E quem sobreviver à noite de 31 de Outubro sem mordidelas no pescoço terá à sua espera, na manhã seguinte, um pequeno-almoço na varanda com vista sobre o vale enevoado.

Como conseguir tudo isto? Será à borla, com direito a bilhetes de avião. Basta puxar pela imaginação e dar a resposta mais imaginativa à pergunta da Airbnb, o site de aluguer de alojamento local. “O que diria ao conde se ficasse cara-a-cara com as presas dele no seu próprio castelo?”

Actualmente classificado como monumento nacional romeno, o castelo recebe mais de 600 mil visitantes por ano.

--%>