Fugas - notícias

Papa Francisco abre residência de férias ao público

Por Fugas

O Palácio de Castel Gandolfo foi utilizado por mais de 15 Papas. Agora quem o desejar pode visitar a residência por dez euros.

O Papa Francisco ignorou mais uma vez o protocolo e decidiu abrir ao público a exclusiva residência de férias papal.

Localizada a 25 quilómetros de Roma, no Palácio Apostólico do Castel Gandolfo, esta é há séculos a residência de Verão e de férias do líder da Igreja Católica.

Desta maneira, quem o desejar, desde do dia 22 de Outubro, pode visitar as 24 divisões do edifício, que incluem uma biblioteca privada, uma capela e o quarto onde dorme o Papa.

Mais de 15 Papas passaram por esta residência de Verão, sendo que o primeiro a utilizá-la foi o Papa Urbano VII, no século XVII. O Papa Pio XII e Paulo XI morreram aqui e João Paulo II recuperou de uma tentativa de assassinato no mesmo quarto do palácio.

Mas o local teve também um papel durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a ocupação nazi, várias mulheres judaicas deram à luz no quarto papal enquanto eram protegidas pelo Papa Pio XII.

Os turistas podem entrar no Palácio Apostólico reservando no site Vatican Museums a visita. As visitas têm o custo de dez euros para adultos.

--%>