Fugas - notícias

wikipedia

Air India tem a rota directa mais longa de sempre

Por Fugas

O voo entre Nova Deli e São Francisco faz-se agora sobrevoando o Pacífico, perfazendo um total de 15.300 quilómetros. Mas este recorde pode ser ultrapassado brevemente.

A Air India tem agora a rota sem paragens mais longa do mundo. Até este mês o voo entre Deli e São Francisco, era já o segundo mais longo do mundo. No entanto, o caminho agora faz-se sobrevoando o Pacífico em vez do Atlântico acrescentando-se 1400 quilómetros. Assim, neste momento, a rota tem, no total, 15.300 quilómetros.

Foi assim ultrapassado o voo directo entre o Dubai e Auckland, na Nova Zelândia, que percorria 14.120 quilómetros.

Mas a decisão de alterar a rota para o Pacífico explica-se pelo facto de a “Terra rodar de oeste para leste, e o vento sopra nessa direcção também”, diz um funcionário da companhia aérea ao jornal Times of India. “Voar por oeste significa enfrentar ventos de frente fortes, o que diminui a velocidade real do avião, e voar por leste significa apanhar ventos de cauda, que faz o oposto”.

Apesar de tudo, este recorde parece já ter os dias contados. Isto porque a Singapore Airlines está a preparar a entrada em cena da rota entre Singapura e Nova Iorque que vai ter uma distância de 16.500 quilómetros percorridos em 19 horas.

--%>