Fugas - notícias

  • Em 2015, o espectáculo decorreu no exterior do mosteiro e intitulava-se
    Em 2015, o espectáculo decorreu no exterior do mosteiro e intitulava-se "A luz e o amor" DR
  • Preparativos na nave central da igreja, onde será este ano projectado o espectáculo em video mapping
    Preparativos na nave central da igreja, onde será este ano projectado o espectáculo em video mapping DR

Mosteiro de Alcobaça é tela de video mapping este fim-de-semana

Por Fugas, Lusa

Tectos, paredes, abóbadas e os túmulos de Pedro e Inês vão compor o cenário de Universalis, anunciado como o maior espectáculo de vídeo mapping realizado em Portugal. Integra a mostra anual de doces e licores, de 17 a 20 de Novembro.

Um espectáculo “imersivo e contemplativo”, dedicado a “cenas bíblicas e outros temas universais” e projectado em 360º no interior da igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, classificado como Património Mundial pela UNESCO. São estes os ingredientes que compõem Universalis, anunciado como o “maior espectáculo de vídeo mapping já realizado em Portugal”.

De 17 a 20 de Novembro, a nave central da igreja transforma-se num palco com cerca de 5200 metros quadrados, onde os tectos, as paredes, as abóbadas e até os túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro se emprestam como cenário de iluminuras, códices produzidos pelos monges de Cister ou Génesis, a primeira de dez cenas que compõem o espectáculo.

“Uma luz criadora divina” surge ao início para guiar o público numa passagem pelo Jardim do Éden, com o despontar da natureza a anteceder quadros menos idílicos, como o dilúvio, a guerra mundana, o apocalipse divino ou o inferno. Um caminho de tormentos e pecados que termina em redenção, com os temas finais da “espiritualidade e ascensão”, “paz e céu” e, a fechar o ciclo, um regresso ao “universo”.

O espectáculo, produzido pelo Ateliê Ocubo, tem a duração de dez minutos e será projectado continuamente até domingo, entre as 19h e as 23h. Tem “uma lotação de 500 pessoas” por projecção, “o [número] máximo aceitável para garantir a segurança” dos visitantes, considera o autarca de Alcobaça em declarações à Lusa.

O espectáculo, “único” e “irrepetível”, foi concebido especialmente para a XVIII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que de quinta a domingo preenche outras salas do monumento nacional com os aromas adocicados das cornucópias, do pão-de-ló de Alfeizerão, das trouxas-de-ovos ou da ginja de Alcobaça.  

Mais de 30 participantes nacionais e internacionais participam no certame, trazendo doces e licores feitos segundo as receitas deixadas pelos monges da Abadia de Herkenrode, na Bélgica, do Mosteiro de Santa Maria do Sobrado, em Espanha, ou da Abadia de Fécamp, em França, por exemplo. São esperados “cerca de 50 mil” visitantes.

XVIII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais
De 17 a 20 de Novembro | Mosteiro de Alcobaça
Horários: quinta das 15h às 23h, sexta e sábado das 10h30 às 23h e domingo das 10h30 às 20h
Preços: 1€ por dia ou 2,50€ pelo passe para os quatro dias
Espectáculo Universalis: todos os dias das 19h às 23h, em sessões contínuas de dez minutos. Tem entrada livre.
doceselicores.cm-alcobaca.pt

--%>