Fugas - notícias

  • OFIS/Janez Martincic
  • OFIS/Janez Martincic
  • OFIS/Janez Martincic
  • OFIS/Ales Gregoric
  • OFIS/Ales Gregoric

Já pode descansar numa cabana debruçada sobre os Alpes

Por Fugas

Tem menos de dez metros quadrados, espaço para nove pessoas e vistas vertiginosas sobre as montanhas nevadas dos Alpes eslovenos e o mar Adriático.

Os caminhantes que se aventurem a subir os Alpes Julianos, na fronteira entre a Eslovénia e Itália, têm agora um novo local onde se abrigar das condições meteorológicas extremas (que incluem ventos fortes, neve, mudanças súbitas de temperatura ou deslizamentos de terra). Mas pernoitar na Kanin Winter Cabin pode requerer tanta coragem quanto a necessária para se fazer ao caminho.

É que a estreita cabana de Inverno parece estar num equilíbrio periclitante sobre o penhasco, metade sentada sobre a rocha, metade a saltar para o vazio – o desafio à gravidade suspenso em cabos de aço esticados que a prendem aos rochedos, como se de uma tenda se tratasse.

A cabana de madeira, de traços contemporâneos e fachada em vidro para a cordilheira alpina e mar Adriático, dificilmente conseguiria ser mais minimalista: cerca de 9,7 metros quadrados, com duas placas de madeira a criar três “camas” em beliche junto à janela, e dois bancos corridos junto à entrada. No total, cabem nove pessoas. O topo do monte Kanin, onde está localizada, é apenas acessível de helicóptero ou escalada.

O edifício foi desenhado e construído pelo estúdio de arquitectura OFIC e pela empresa de engenharia estrutural CBD, erguido nos armazéns das empresas e, depois de duas tentativas falhadas por mau tempo e turbulência, transportado até ao topo da montanha por um helicóptero do exército esloveno.

O monte Kanin fica acima de Bovec, uma pequena localidade repleta de resorts de neve. 

--%>