Fugas - notícias

Nelson Garrido

Já há um guia para os castelos do Norte de Portugal

Por Fugas

Turismo Porto e Norte de Portugal quer dar uma nova perspectiva desta zona do país, utilizando o seu património edificado como outra âncora para os visitantes.

A partir de hoje está disponível um guia “Castelos do Norte de Portugal”, uma iniciativa da Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) que permite dar uma nova perspectiva desta zona do país, utilizando o seu património edificado como outra âncora para os visitantes.

Em mais de 170 páginas, são 47 os monumentos apresentados que se distribuem por 34 municípios: encontram-se desde praças-fortalezas fronteiriças a cidades e vilas rodeadas de muralhas medievais; de centros históricos guardados por muralhas de castelos a engenhosas cisternas, de canhões entre ameias a torres de menagens com vista para cenários naturais.

As sugestões do guia vão, porém, mais longe, propondo visitas a vários outros locais em cada concelho, um mergulho na gastronomia típica, experiências turísticas diferenciadoras, um roteiro das principais festividades de cada região e um apanhado de lendas e saberes locais.

“O nosso desafio é continuar a fazer crescer a estada média do turista na nossa região. E isto só pode começar a consolidar-se com a oferta turística diferenciadora e distinta. Temos que ter a capacidade de perceber o que o visitante procura e proporcionar-lhe motivos para que prolongue a sua estada. Este guia vem ao encontro do que defendemos: uma promoção integrada e sustentada do território”, diz o presidente da TPNP, Melchior Moreira, em comunicado.

Com este guia pretende-se mostrar um território que tem atractivos durante todo o ano e desta forma combater a sazonalidade turística, ao mesmo tempo que se divulgam vários recursos turísticos e se ajuda a incrementar as economias locais.

--%>