Fátima (29.º), Guimarães (59.º), Braga (62.º), Sintra (89.º) e Coimbra (91.º). Estas são as cidades portuguesas que integram a lista Best Value City Index 2017, do motor de buscas de hotéis Trivago, que, a partir de mais 175 milhões de avaliações feitas por viajantes de todo o mundo, combinadas com o preço médio das cidades, organiza um ranking dos destinos mais valiosos do mundo para 2017.
Neste inventário que joga com a qualidade-preço, Mostar, cidade da Bósnia e Herzegovina destruída durante o conflito dos Balcãs e cujo centro histórico e ponte velha foram classificados como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2005, ocupa o primeiro lugar, seguida de Novi Sad (Sérvia) e Veliko Tarnovo (Bulgária) – a completar os dez primeiros destinos estão Suzdal (Rússia), Lviv (Ucrânia), Eger (Hungria), Oradea (Roménia), Pécs (Hungria), Safranbolu (Turquia) e Sibiu (Roménia).
No que se refere a países com mais entradas na lista, Portugal surge em quinto lugar, juntamente com a Roménia (que tem, porém, dois destinos entre os 10 primeiros) e a Rússia (um destino em 4.º lugar). A Itália lidera (11 destinos), seguindo-se, ainda antes de Portugal, Espanha (8) e Hungria e Polónia (ambas com 7).
O Best Value Index do Trivago é elaborado com recurso a um algoritmo que combina o Trivago Hotel Price Index (tHPI) – que mostra o preço médio dos quartos duplos em todo o mundo – com a reputação dos alojamentos – as opiniões recolhidas nos mais de 200 sites disponibilizados no Trivago. Só hotéis com mais de 50 avaliações são considerados.