Fugas - notícias

  • Rui Gaudêncio
  • Nuno Ferreira Santos
  • Rui Farinha
  • Rui Farinha
  • Rui Gaudêncio

É Natal, é Natal

Por Andreia Marques Pereira

Começamos por Lisboa e Porto, mas ao longo desta semana avançamos pelo resto do país. Concertos, pistas de gelo, carrosséis, doces e ideias para prendas, há de tudo para animar a quadra natalícia.

Lisboa

Wonderland Lisboa
O Parque Eduardo VII como uma winter wonderland? Parece que sim – é, pelo menos, essa a promessa da Mediacapital e da Niu. Rampa e pista de gelo ecológicas – com árvore de Natal no meio desta -, um globo de gelo gigante, 57 barracas espalhadas pelo parque e a casa do Pai Natal são os ingredientes deste mercado de Natal que quis trazer todo o espírito dos mercados de Natal de paragens mais setentrionais. Deixamos para o fim a roda gigante, 25 metros de altura e vista para todo o “país das maravilhas”.
Parque Eduardo VII
Horário: De 8 de Dezembro a 8 de Janeiro. Segunda a quinta-feira das 13h às 20h; sexta-feira das 13h às 22h; sábados e feriados das 10h às 22h; domingos: das 10h às 20h; dia 24: das 10h às 16h; dia 25: das 16h às 22h.
Entrada gratuita.
www.facebook.com/wonderlandlisboaoficial

Crafts & Design
Acontece todos os primeiros fins-de-semana de cada mês, mas como é Natal alargou-se a mais dois e passa a chamar-se “Christmas Story”. Com criadores nacionais e internacionais, artesanato e design contemporâneos (moda, decoração, joalharia, ilustração, por exemplo), a Crafts & Design promete presentes originais, ou não fosse “um mercado criativo para pessoas criativas”. Haverá também produtos solidários, que revertem para a Operação Nariz Vermelho.
Jardim da Estrela
Horário: 10, 11, 17 e 18 de Dezembro, das 10h às 18h.
www.facebook.com/mercadocraftsdesign

Feira das Almas Xmas
Em mês de Natal, a feira das Almas chega em versão dupla, ocupando dois fins-de-semana de Dezembro. A primeira já passou mas ainda há um para passar pelos Anjos e descobrir produtos made in Portugal com um toque de irreverência – e como as bancas são rotativas, vale a pena ir os dois dias que ainda sobram antes do Natal.
Regueirão dos Anjos, 70
Horário: 17 e 18 Dezembro, das 11h às 19h

Feira Popular de Natal
É novamente numa espécie de versão pop-up que a Feira popular regressa a Lisboa durante a quadra natalícia e com uma novidade tentadora, os “sábados a um euro”: aos sábados, as fichas para qualquer carrossel têm esse preço. Depois da passagem por Alcântara no ano passado, desta vez o local escolhido foi o Parque da Bela Vista, onde cabem a roda gigante, os carrinhos de choque, a casa do terror, o hiper carrossel, o comboio para crianças, o “aqua ball”, o “kanguru” ou o “dragão” – e ainda o circo Chen. A Feira Popular de Natal traz também os petiscos habituais – farturas, churros, cachorros, pregos no pão, pão com chouriço –  e os jogos de sempre: as máquinas para agarrar peluches com uma garra de metal ou as tendas em que os peluches se conquistam derrubando latas.
Parque da Bela Vista
Data: Até 22 de Janeiro
Entrada gratuita.

Lost Market - Mercado de Natal
No espaço do Lost Collective todos os meses há Lost Market e como estamos em mês de Natal, Dezembro tem a sua versão festiva. Que, porém, não diferirá muito das outras, ou seja, com o protagonismo aos novos criativos de várias áreas, desde a moda (incluindo segunda mão e vintage) a acessórios, passando pela gastronomia e artesanato. No final, after party com os Future Classic.
Travessa do Corpo Santo, 10
Data: 10 Dezembro, das 12h às 20h

--%>