Fugas - notícias

  • Guilherme Marques
  • Amarante
    Amarante DR
  • Guilherme Marques
  • Miguel Manso

É Natal, é Natal em Portugal

Por Andreia Marques Pereira

De Amarante a Vila Real de Santo António, passando por Cabeça e pelas Caldas da Rainha, há celebrações natalícias para todos.

Amarante

Amarante vai ser invadida por habitantes inusitados durante as próximas semanas: um palhaço de Natal, uma boneca de porcelana, um soldadinho e sua dama insufláveis, bonecos de neve, mães natais, esquimós, ursos... “Amarante Cidade Presépio” começou em Novembro – e a árvore de Natal de 25 metros, mais os milhões de luzes led espalhadas pela cidade não deixam esquecê-lo – mas é agora que começa a acelerar na contagem decrescente para o Natal. À pista de gelo, já a funcionar, junta-se no dia 10 o slide de Natal – uma rampa de 27 metros instalada no Largo de Santa Luzia onde se deslizará com recurso a bóias – e abre a Casa do Pai Natal (Largo de São Lourenço). No dia 11, há desfile de Pai Natal Motard e entre 17 e 24 circulará o comboio rena. Haverá concerto de Natal e uma proposta fora da caixa: porque não um passeio pelo Tâmega para melhor observar o cordão de luzes e decorações natalícias nas fachadas voltadas para o rio que o transformam num espelho de água imenso
Data: Até 7 de Janeiro

Cabeça 

Reivindica ser a “Aldeia de Natal mais genuína e sustentável do país” e, pelo menos, trabalhou para isso. Em Cabeça, aldeia do concelho de Seia, em plena serra da Estrela, de 190 habitantes, todos dedicaram os últimos meses à confecção da decoração natalícia que, a partir de amanhã, vai ornamentar as ruas da aldeia. Curiosidade: todos os elementos decorativos foram feitos apenas com recurso aos elementos naturais da montanha, produtos das limpezas e desbastes florestais, e aos desperdícios de lã das fábricas têxteis da região; e as luzes de Natal são com tecnologia LED (como, aliás, a iluminação pública).

Árvore de Natal (ecológica), presépios, estrelas e candelabros espalham-se pela aldeia, grinaldas naturais cobrem as fachadas das casas cujas portas se abrem transformando a própria aldeia num mercado de Natal. Além dos enfeites de Natal, à venda estarão produtos locais que têm lugar reservado na mesa de Natal, como o queijo da Serra da Estrela, compotas, frutos secos, chocolates e o requeijão de Seia, claro. Para animar a aldeia-mercado, realizam-se oficinas temáticas, sessões de contos infantis, exposições de fotografia, presépios ecológicos e cantam-se músicas de Natal – e há ainda a “aldeia dos pequenitos”.

O evento "Cabeça Aldeia Natal” é promovido pela Comissão de Baldios de Cabeça e ADIRAM - Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, com o apoio do Município de Seia e da União das Freguesias de Vide e Cabeça, integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.
Data: A partir de 8 de Dezembro
www.cabecaaldeianatal.pt/
www.facebook.com/cabecaaldeianatal/
www.facebook.com/aldeiasmontanha

Caldas da Rainha

À partida eram seis semanas, mas como o Natal dos Sonhos de Caldas da Rainha arrancou a 19 de Novembro, sobram três semanas para desfrutar de um programa cheio de música, imaginário da Disney, exposições de árvores de Natal, arruadas, dança, balões modulares, pinturas faciais, comboios turísticos – tudo contra o cenário feérico das iluminações e decorações de Natal. O Pai Natal já chegou e já se instalou com a sua comitiva de 50 duendes, mas o segundo festival de Street Food só chega no dia 8 e até ao dia 11 promete petiscos para todos.
Data: Até 6 de Janeiro.

Carregal do Sal

É no dia 8 que o Pai Natal chega a Carregal do Sal e com ele abre o Mercadinho de Natal. Ele traz música, pipocas, algodão doce; o mercadinho prossegue com a animação e acrescenta-lhe os produtos dos artesãos do concelho.
Data: De 8 a 11 de Dezembro, das 14h às 18h.

Cascais

O Mercado da Vila, em Cascais, dedica três domingos de Dezembro aos prazeres natalícios, com especial atenção aos mais pequenos. A iniciativa já arrancou no dia 4, mas a programação é sempre igual: peça de teatro às 11h, chegada do Pai Natal às 15h, animação musical às 16h e entre as 15h e as 17h parada de mascotes. Para os adultos, a sugestão são as compras e degustações. Para provar e levar para casa há frutos secos, compotas, chocolates, pastéis regionais, enchidos, queijos; para ver e levar para casa, várias peças de artesanato, como roupa, bijuteria, malas e cerâmicas. Haverá um espaço de venda para associações de solidariedade do concelho.
Data: Dias 11 e 18, das 11h às 20h.

Coimbra

Luzes sobre a Baixa de Coimbra é o nome do programa de Natal na cidade do Mondego. Mostras de presépios, animação de rua, espectáculos, exposições, actividades para crianças e concertos fazem parte da oferta. No dia 10, a edição de Dezembro da Feira de Artesanato Urbano (nas ruas Visconde da Luz, Ferreira Borges e Largo da Portagem entre as 10h e as 17h30) vai ser integrada no programa e, portanto, será feita também com criações natalícias nos cerca de cem expositores esperados.
Baixa da cidade
Data: Até 6 de janeiro 2017

Estarreja

O Natalim chegou a Estarreja no final de Novembro mas permanecerá todo o mês de Dezembro. Com a cidade já iluminada e com o Pai Natal já apresentado, a programação segue com a casa do Pai Natal, o Presépio, filmes clássicos de Natal, concertos e coros de Natal, pinturas faciais, modelagem de balões, peças de teatro, hora do conto e o Mercado de Artes e Ofícios de Natal (tanoaria, cestaria, olaria, tapeçaria são algumas das actividades tradicionais presentes). O mercado estará aberto de quinta a domingo e aos feriados e as outras actividades vão distribuir-se pelos fins-de-semana e feriados.
Data: Mercado de Artes e Ofícios de Natal (Praça Francisco Barbosa): até 23 de Dezembro; quinta e sexta-feira das 10h às 12h e das 14h30 às 19h; sábados e feriados: das 10h às 12h30 e das 15h às 18h; domingo das 15h às 18h.

Figueira da Foz

Primeiro foi praça, desde o ano passado é jardim – Jardim do Natal. É assim que a Figueira da Foz assinala a época natalícia e este ano promete crescer em luz, actividades e atracções. Nestas há um destaque, uma pista de gelo ecológica, secundada por insufláveis, passeios de póneis, animais de quinta, ateliers de artes para crianças, contos de Natal encenados e teatralizados, e um presépio animado. No jardim municipal da cidade, por onde circulam muitas personagens do imaginário infantil, estão erguidas a casinha do Pai Natal, a dos artistas, a das artes, a dos abraços, a das travessuras, a da pinga, a dos sabores, a associativa e a da nossa terra, que são o palco das diversas iniciativas. Como não há Natal sem bolo-rei, no dia 11 vai eleger-se o melhor da cidade. Fora do jardim, a animação sairá à rua com a Charanga do Paião, Viva Voz e a Street Band Dixie.
Jardim Municipal
Data: De 3 a 24 de Dezembro, das 10h às 18h

Guarda

Diz-se “a cidade onde o Natal brilha mais alto” e não deixa os créditos por mãos alheias. Desde o Jardim dos Presépios (no Largo Frei Pedro) onde se podem contemplar dezenas deles de várias formas, tamanhos, cores e materiais e a decoração do jardim e das árvores à tenda berbere dos Reis Magos (junto à Igreja da Misericórdia), da árvore de Natal de 13 metros de altura à pista de gelo coberto, a Guarda vive o Natal em grande. Junte-se ainda o carrossel parisiense, a ilha dos doces e a Rua da Doçura, onde colectividades e artesãos exibem o que de melhor – e mais doce – há no concelho, misture-se, com sorte, um pouco de neve e o Natal está ganho.
Praça Luís de Camões
Data: Até 25 de Dezembro.

Marinha Grande

Cerca de 600 figuras em barro, cascata, fontes de água e diversas peças em movimento constituem o presépio tradicional dA Marinha Grande, da autoria de Felipe Ferreira, e que é a grande atracção natalícia da região. No mesmo espaço, haverá um pequeno mercado, constituído por várias barraquinhas e  muito artesanato, cerâmica e frutas e plantas.
Edifício da Resinagem – Praça Guilherme Stephens
Data: Até 6 de Janeiro

Melgaço

No município mais a Norte de Portugal o Natal já anda na rua – e exibe-se numa exposição de trabalhos natalícios feitos a partir de materiais reciclados por associações, IPSS e escolas locais – e por aí ficará até se misturar com o Ano Novo, com muita animação de rua à mistura. A Casa do Pai Natal já está montada, e este já faz passeios de charrete; encontro de coros, exposições, dramatização de um conto, curtas metragens e concertos de Natal completam a animação da época.

Oeiras

O “Natal no Palácio Encantado” não engana – é mesmo num palácio, o do Marquês de Pombal – e durante três dias vai transformar-se com brilhos, sons e cheiros natalícios. A abertura, no dia 16 às 18h, será feita com a iluminação do palácio, seguindo-se uma arruada, com a Fanfarra Original Bandalheira, no Pátio da Entrada. Nos dias seguintes o programa deambulará pelas recriações históricas e recitais de música, pela dança e provas de vinho, por ateliers vários (presépios, chocolate, barro, por exemplo), contos, coros infantis e filmes de Natal. Asseguradas estão as presenças do Coro de Santo Amaro de Oeiras, do Saint-Dominic’s Gospel Choir, do grupo de recriações históricas Maozorra e Sons&Eco, da livraria Gatafunho, da Confraria do Vinho de Carcavelos e de uma produtora local de chocolate artesanal. Sonhos, azevias e bolo-rei não faltarão na ementa do salão de chá, da responsabilidade de pastelarias do concelho. A entrada é gratuita, mas limitada à lotação do espaço.
Data: Dias 16 (das 16h às 24h), 17 (das 10h às 24h) e 18 de dezembro (das 10h às 20h)

Palmela

Um presépio em tamanho real da autoria da escultora Teresa Martins, em parceria com Edgar Teixeira, que combina figuras de carácter religioso com outras de carácter etnográfico que fizeram parte da história de Palmela no século passado é o foco principal do “Natal em Palmela”. Se este é um pretexto para descobrir o centro histórico da vila (haverá visitas guiadas), há ainda outro: Palmela terá também um mercado de Natal durante os próximos fins-de-semana. As bancas exibirão produtos regionais – artesanato, vinho, frutos secos, salgados, mel e derivados, chá, compotas, doçaria e merchandising promocional – e haverá ainda uma série de pop-up stores “Coisas cá de Palmela”. A animação integra concertos, degustações, danças tradicionais, actividades infantis com o Pai Natal, o duende malabarista, pinturas faciais e modelagem de balões. A abertura do presépio e do mercado acontecem no dia 9 às 18h.
Data: Dia 9 das 18h às 20h; sábados (10 e 17) das 10h às 20h, dia 24 das 10h às 16; domingos (11 e 18) das 10h às 18h.

Penalva do Castelo

O mercado municipal de Penalva vai transformar-se a 8 de Dezembro e com ele Penalva transforma-se em Vila Encantada. Mercado de Natal (nos 10, 11, 17 e 18), concurso de presépios, animação infantil, casa do Pai Natal, feira do livro, circo, animação musical e baile de Natal, tudo vai caber no mercado que se transformará em reduto natalício.
Mercado Municipal
Data: De 8 a 21 de Dezembro

Pombal

Casa e oficina do Pai Natal, rota dos presépios, mercado de Natal, tasquinhas com a sabor a Natal, mercado do livro e da leitura. Não são todos os eventos programados (consultar: www.cm-pombal.pt), mas é o suficiente para fazer de Pombal um bom destino para a contagem decrescente para o Natal.
Data: De 1 de Dezembro a 7 de Janeiro

Ponte da Barca

A iluminação já foi inaugurada, por isso a época natalícia já chegou a Ponte da Barca. A vila minhota já está transformada para esta quadra festiva que congrega uma série de eventos. O Mercado de Natal (com presentes originais feitos pelas associações concelhias e IPSS locais), entre os dias 17 e 22, show cookings (“Pastelaria de Natal, Biscoitos de Mel) e “Doce de Natal fora da Caixa”), a Feira do Mel (com o maior bolo de mel do país), vários musicais (o Musical de Natal, com grupos corais de várias freguesias, e Pai Natal, onde estás?, de Miguel Fernandes) e contos de Natal, concurso de escrita criativa e ateliers estão entre as propostas que se concentram sobretudo na Praça da República mas estende-se a outros locais, como a Biblioteca Municipal. Um concerto dos Contraponto, o workshop “O ciclo do mel explicado aos mais pequenos”, e os concursos de bolo de mel e rabanadas de mel são outras das actividades que preenchem a agenda natalícia da vila.

Sabugal

Em Sabugal diz-se que é o “maior presépio natural”: 1100 metros quadrados no qual troncos de castanheiros, musgo, heras e outros elementos naturais compõem o cenário onde se dispõem dezenas de figuras. É inaugurado hoje juntamente com o Mercadinho de Natal – produtos e artesanato local, animação de rua, personagens saídas do imaginário infantil, contos, ateliers de Natal e a exposição O Nosso Natal é PET.
Largo da Fonte
Data: De 7 de Dezembro a 8 de Janeiro

Seixal

É na Torre da Marinha que se vai instalar a partir do dia 8 de Dezembro a Aldeia Natal do Seixal, com mercado de natal, pista de gelo, espectáculos de circo e teatro infantil e de marionetas, carrosséis, insufláveis e cama elástica, presépio (feito pelas associações de reformados, pensionistas e idosos do concelho), ateliers temáticos. Como qualquer aldeia Natal que se preze haverá visitas à casa do Pai Natal e à sua fábrica de brinquedos e não faltará um bosque encantado para descobrir e um madeiro de natal para aquecer. O comboio de Natal andará a proporcionar passeios, assim como charretes e os cânticos de Natal serão omnipresentes.

Sem esquecer as causas sociais, a Aldeia Natal não vai deixar passar em branco os anseios da população para ter um hospital no Seixal e, portanto, se para as crianças haverá ateliers do Hospital das brincadeiras, para os pais haverá Campanha 1 Voto pelo Hospital no Seixal – e no dia 17, às 15h, o Circo de natal recebe o espectáculo Natal do Hospital no Seixal, com artistas locais. A Operação Nariz Vermelho será outra causa apoiada assim como o canil/Gatil Municipal – vai promover-se a adopção de animais.

Data: Dias 8, 9, 12 e 16 das 18h às 23h; dias 10, 11 e 17 das 10h às 23h; dias 13, 14 e 15 das 10h às 12h e das 14h às 16h (atividades para as escolas); das 18 às 23h (público em geral); dia 18 das 10h às 20h.

Sintra

“A Incrível Fábrica de Natal” é o título do espectáculo de video mapping que o Palácio Nacional de Sintra, o mais antigo paço real português, irá receber entre 16 e 23 de Dezembro. Na fachada do palácio, os visitantes vão viajar até à Lapónia para entrar na enorme fábrica do Natal e ver o Pai Natal coordenar a sua equipa de duendes que trabalha para realizar os sonhos das crianças. Como é a fábrica?, como são construídos os brinquedos?, como se organizam os duendes?, são as perguntas que veremos respondidas freneticamente pela equipa do Pai Natal, que se vai dedicar sobretudo aos brinquedos tradicionais. Com as personagens virtuais a interagir com a parede do palácio, entrarão também comboios de madeira, bailarinas, bonecos de pano ou robôs que preenchem o imaginário colectivo. Tudo num espectáculo colorido, com coreografias natalícias e ao ritmo de músicas da época. O espectáculo é da autoria e tem produção do atelier OCubo (responsável por outros espectáculos de video mapping natalícios que já passaram pelo Terreiro do Paço) e promovido pela Parques de Sintra (melhor empresa do mundo em conservação na edição de 2016 dos World Travel Awards) e da autarquia local.

No centro histórico da vila e no Parque da Liberdade viver-se-á o reino de Natal e o Terreiro da Rainha Dona Amélia do Palácio Nacional de Sintra recebe o mercado de natal oferecendo uma série de artigos natalícios.
Data: de 16 a 23 de Dezembro.
“A Incrível Fábrica do Natal”: entre as 18h e as 22h – os espectáculos acontecerão de hora a hora e terão a duração de 15 minutos.
Mercado de Natal: das 10h às 18h.

Vila Meã 

É um presépio especial este que se monta em Vila Meã, Carregal do Sal. Além do nascimento de Jesus, este presépio representa algumas das actividades mais características do meio rural em que se insere, algumas já desaparecidas, e alguns elementos da aldeia (escola, igreja, chafarizes, alminhas e ponte romana de Oliveira do Conde), recorrendo a figuras mecanizadas.
Largo de São Domingos
Data: 3 de dezembro a 15 de Janeiro 2017

Vila Nova de Famalicão

Depois de um milhão de leds se terem acendido no dia 25 de Novembro em Vila nova de Famalicão para receber o Natal, desde o dia 3 de Dezembro é a Praça D. Maria II que se transformou numa Aldeia Natal, concentrando toda a animação natalícia em torno de uma árvore de Natal com 15 metros de altura. A principal atracção é uma pista de gelo natural, que se junta à novidade que são as charretes para passeios e aos habituais carrosséis e comboio de Natal. Também aqui está montado o mercadinho de Natal, com 25 cabanas de madeira onde se instalam artesãos e associações do concelho com sugestões de presentes singulares e, como em anos anteriores, a cabana Solidária do Pai Natal será ponto de recolha de géneros alimentares e de higiene.

O Pai Natal chega a Famalicão no dia 11, com grande animação e um séquito de 30 motards vestidos a rigor.

Vila Nova de Gaia

A Quinta da Boeira vai receber o Boeira Christmas Market, onde o trabalho dos artesãos é feito diante dos nossos olhos. Entre os produtos à venda em 15 expositores estão o artesanato, joalharia, vinhos, gourmet, roupa e outros produtos tradicionais do Norte do Portugal que não se encontram à venda em qualquer loja. Além das compras, os visitantes podem visitar a exposição de embarcações do século XVI ao XIX, participar em workshops e fazer uma pausa para degustar algumas iguarias: a cerveja artesanal Burguesa, os chocolates Bonitos, as compotas Quantum, por exemplo.
Rua Teixeira Lopes 170
Data: Dias 9, 10, 16 e 17 de Dezembro. Às sextas das 18h às 22h, aos sábados das 15h às 20h. Entrada gratuita.

Vila Real de Santo António

Em Vila Real de Santo António Natal é tempo de recordes – de presépios. Apresentando-se como um dos maiores do país e o maior do Algarve, o presépio gigante apresenta-se em 2016 com 4500 figuras, tudo construído com 20 toneladas de areia, quatro toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça. É ponto de atracção turística e está montado no Centro Cultural António Aleixo, numa área de 220 metros quadrados – destes, 160 são de musgo. Nesta área distinguem-se os relevos, os cenários (que incluem lagos), a iluminação, os efeitos cénicos e as figuras, muitas delas mecanizadas e animadas, factor que os distingue de outros no país. Este ano, entre as peças novas estão diversas casas e um porto de pesca, neste quadro onde episódios cristãos e pagãos associados à época se misturam.

As entradas no presépio têm o valor simbólico de 0,50€, que revertem para o Centro de Acolhimento Temporário Gente Pequena da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens, em situação de risco, dos 0 aos 18 anos.
Centro Cultural António Aleixo
Data: Até 8 de Janeiro de 2017, das 10h às 13h e das 14h30 às 19h; 1 de Janeiro das 14h30 às 19h.

Viseu

No Rossio, a bola de Natal gigante apresenta-se com novas cores, há 380 peças decorativas iluminadas de grande escala a criar novos cenários dentro da cidade, mas a grande novidade é mesmo o presépio tradicional gigante criado pela Bordallo Pinheiro a convite da autarquia. Está de volta a iniciativa “Viseu Natal, Sonho Tradicional” desta feita com cem espectáculos de música e teatro, 300 actividades infantis, 24 animações de rua, 12 exposições e dois mercados de Natal, um no Mercado 2 de Maio e outro no Mercado Municipal. E, desde 25 de Novembro, mais de 300 mil luzes já iluminam as ruas, praças, pracetas e jardins de Viseu.
Data: Até 31 de Dezembro

Vouzela

O Natal vai chegar a Vouzela e vai trazer uma novidade: uma pista de gelo. Vai manter-se, aliás, para além da Vila Natal que chega com Casa do Pai Natal, circuito dos presépios, circuito da luz, parque de diversões, espectáculos de música, dança teatro e cinema, oficinas e workshops (dedicados aos doces, cinema e arte), concertos, mercado de sabores, ruas e casas temáticas, comboio turístico e passeios de charrete.
Data: De 10 a 25 de Dezembro

--%>