Fugas - notícias

  • Guilherme Marques
  • Amarante
    Amarante DR
  • Guilherme Marques
  • Miguel Manso

É Natal, é Natal em Portugal

Por Andreia Marques Pereira

De Amarante a Vila Real de Santo António, passando por Cabeça e pelas Caldas da Rainha, há celebrações natalícias para todos.

Amarante

Amarante vai ser invadida por habitantes inusitados durante as próximas semanas: um palhaço de Natal, uma boneca de porcelana, um soldadinho e sua dama insufláveis, bonecos de neve, mães natais, esquimós, ursos... “Amarante Cidade Presépio” começou em Novembro – e a árvore de Natal de 25 metros, mais os milhões de luzes led espalhadas pela cidade não deixam esquecê-lo – mas é agora que começa a acelerar na contagem decrescente para o Natal. À pista de gelo, já a funcionar, junta-se no dia 10 o slide de Natal – uma rampa de 27 metros instalada no Largo de Santa Luzia onde se deslizará com recurso a bóias – e abre a Casa do Pai Natal (Largo de São Lourenço). No dia 11, há desfile de Pai Natal Motard e entre 17 e 24 circulará o comboio rena. Haverá concerto de Natal e uma proposta fora da caixa: porque não um passeio pelo Tâmega para melhor observar o cordão de luzes e decorações natalícias nas fachadas voltadas para o rio que o transformam num espelho de água imenso
Data: Até 7 de Janeiro

Cabeça 

Reivindica ser a “Aldeia de Natal mais genuína e sustentável do país” e, pelo menos, trabalhou para isso. Em Cabeça, aldeia do concelho de Seia, em plena serra da Estrela, de 190 habitantes, todos dedicaram os últimos meses à confecção da decoração natalícia que, a partir de amanhã, vai ornamentar as ruas da aldeia. Curiosidade: todos os elementos decorativos foram feitos apenas com recurso aos elementos naturais da montanha, produtos das limpezas e desbastes florestais, e aos desperdícios de lã das fábricas têxteis da região; e as luzes de Natal são com tecnologia LED (como, aliás, a iluminação pública).

Árvore de Natal (ecológica), presépios, estrelas e candelabros espalham-se pela aldeia, grinaldas naturais cobrem as fachadas das casas cujas portas se abrem transformando a própria aldeia num mercado de Natal. Além dos enfeites de Natal, à venda estarão produtos locais que têm lugar reservado na mesa de Natal, como o queijo da Serra da Estrela, compotas, frutos secos, chocolates e o requeijão de Seia, claro. Para animar a aldeia-mercado, realizam-se oficinas temáticas, sessões de contos infantis, exposições de fotografia, presépios ecológicos e cantam-se músicas de Natal – e há ainda a “aldeia dos pequenitos”.

O evento "Cabeça Aldeia Natal” é promovido pela Comissão de Baldios de Cabeça e ADIRAM - Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, com o apoio do Município de Seia e da União das Freguesias de Vide e Cabeça, integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.
Data: A partir de 8 de Dezembro
www.cabecaaldeianatal.pt/
www.facebook.com/cabecaaldeianatal/
www.facebook.com/aldeiasmontanha

Caldas da Rainha

À partida eram seis semanas, mas como o Natal dos Sonhos de Caldas da Rainha arrancou a 19 de Novembro, sobram três semanas para desfrutar de um programa cheio de música, imaginário da Disney, exposições de árvores de Natal, arruadas, dança, balões modulares, pinturas faciais, comboios turísticos – tudo contra o cenário feérico das iluminações e decorações de Natal. O Pai Natal já chegou e já se instalou com a sua comitiva de 50 duendes, mas o segundo festival de Street Food só chega no dia 8 e até ao dia 11 promete petiscos para todos.
Data: Até 6 de Janeiro.

--%>