A companhia aérea australiana anunciou este domingo uma nova rota directa entre Perth, na costa Oeste da Austrália, e Londres, capital do Reino Unido. A ligação será a primeira efectuada sem escalas por um avião comercial entre a Austrália e um país europeu.
O voo, operado por um Boeing 787-9 com capacidade para 236 passageiros, será um dos mais longos do mundo e o maior jamais feito num avião Dreamliner. Tem uma duração prevista de 17 horas, para cruzar os céus de três continentes ao longo de 14.498 quilómetros.
A nova rota será inaugurada apenas em Março de 2018, mas as reservas estarão disponíveis a partir de Abril do próximo ano. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a ligação aérea vai ter 14 frequências semanais.
“Quando a Qantas criou a rota canguru para Londres, em 1947, eram precisos quatro dias e nove escalas [para chegar à capital britânica a partir da Austrália]. Agora bastarão 17 horas”, recorda o director-executivo da empresa australiana em comunicado. “Um voo directo faz com que viajar para a Austrália se torne uma proposta muito mais atractiva para milhões de pessoas”, defendeu ainda Alan Joyce.
O objectivo da empresa é, no futuro, conseguir voar directamente para outras cidades europeias, como Paris (França) ou Frankfurt (Alemanha).