Sancha Trindade, autora do blogue A Cidade Na Ponta dos Dedos, associou-se à Companhia Portugueza do Chá para lançar um chá solidário. O objectivo é angariar fundos para a Associação Mais Proximidade Melhor Vida e, assim, ajudar a “reduzir o impacto da solidão e isolamento dos idosos”, explica em comunicado à imprensa.
O chá, produzido pela Companhia Portugueza do Chá, é o primeiro projecto de cariz social de Sancha Trindade. De lúcia-lima, chá verde, gengibre, algas atlânticas portuguesas e pérolas de girassol, custa dez euros e o lucro reverte integralmente para a Associação Mais Proximidade Melhor Vida, que apoia mais de 120 idosos residentes na Mouraria e na Baixa Pombalina.
Além deste produto, o projecto inclui um curto documentário realizado por Rui de Brito que conta a história de cinco idosos, entre os 78 e os 84 anos, que vivem sozinhos ou com dificuldades.
“O vídeo tem como missão sensibilizar os habitantes das cidades para os idosos que passam na rua. Um sorriso, um bom dia ou dois dedos de conversa mudam o dia de muitos idosos que circulam em Lisboa e que sofrem de solidão extrema”, refere, realçando que Portugal é o país mais envelhecido da Europa, com 34,2% da população com mais de 65 anos.
O chá Atlântico – que se segue ao lançamento do sabor Santini Atlântico com a gelataria Santini, em 2014, e a cerveja Sovina Atlântica, em 2013 – está à venda na loja da Companhia Portugueza do Chá, na Rua do Poço dos Negros, em Lisboa.