Fugas - notícias

Nuno Ferreira Santos

Não faltam Aldeias de Natal, feiras e concertos na região de Lisboa para celebrar a época

Por Público

Os concelhos das duas margens do Tejo têm uma vasta oferta de diversões de Natal.

A região de Lisboa tem uma vasta oferta de sugestões para comemorar o Natal, com programação especial adequada à época na qual não podiam faltar as tradicionais Aldeias de Natal, as feiras, os concertos, as exposições e muita animação de rua.

Começando pelo centro da capital, a partir desta quarta-feira, 14, e até 23 de Dezembro, o Arco da Rua Augusta, no Terreiro do Paço, recebe o espectáculo gratuito de vídeo mapping “O Novo Palácio do Nicolau”. A projecção é diária, com sessões às 19h, 19h45 e 20h30. Na Praça do Município há um Mercado de Natal, até dia 24, que conta com o Pai Natal, uma Oficina dos Duendes, um Carrossel ao “estilo parisiense”, um teatro infantil e muita animação, música e várias propostas gastronómicas, de entrada gratuita. Há outro mercado de Natal no Parque Eduardo VII, também grátis. Já a Wonderland Lisboa tem várias atracções, como uma roda gigante, uma pista de gelo ecológica de 800 m2, uma rampa de gelo, uma árvore de natal com 10m, um globo de neve gigante e a casa do Pai Natal. Há ainda quiosques com artesanato português, produtos regionais, moda e acessórios, e doçaria desta época. Este espaço está aberto até dia 25 de Dezembro.

Já em Alcochete há um ciclo de concertos natalícios. No dia 16, às 21h, o Schola Cantorum Grupo Vocal actua na igreja de São Brás (no Samouco); e às 22h, o Coral Samouco vai passar pela igreja da Misericórdia. Sábado é a vez de o Conservatório Regional de Artes do Montijo ir à Junta de Freguesia de São Francisco, às 21h30, fechando esta programação especial. Todas as actuações são de entrada livre. Há ainda que lembrar a animação “Natal no Museu”, para pais e filhos, no Núcleo de Arte Sacra, onde os participantes podem fazer enfeites de Natal numa actividade de expressão plástica que está reservada para dia 18, às 10h30, e requer inscrição prévia. Até ao dia 7 de Janeiro, é ainda possível visitar a exposição “Pai Natal na Casa dos Sonhos”, na Biblioteca de Alcochete, que conta com dezenas de representações desta figura da colecção particular de Ana Pérola. 

Passando para Almada, até ao próximo dia 18, o Mercado de Natal Amigo da Terra, na Oficina de Cultura e Praças da Liberdade e S. João Baptista, oferece sugestões solidárias e amigas do ambiente, oficinas, música e arte urbana; na mesma data, também há o forno a lenha do Solar dos Zagallos, aberto ao público para cozinhar as mais variadas iguarias e para apresentar concertos e oficinas gratuitas. A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea propõe também “Férias de Inverno” e uma oficina de Natal, ambas dirigidas aos mais novos e gratuitas.

No Barreiro, até ao próximo sábado, dia 17, pode visitar-se a Feira de Natal no Largo do Mercado Municipal 1.º de Maio. No dia seguinte, a partir das 15h, há o habitual Desfile dos Pais Natal Motards, num percurso que tem início na sede do Moto Clube do Barreiro. Os visitantes da zona contam ainda muita animação de rua, a ginjinha de Natal e o concurso de montras de Natal. Certas actividades prolongam-se até 2017, como a exposição “Árvores de Natal Ecológicas” que está no Mercado Municipal 1.º de Maio até 7 de Janeiro.

A Vila de Natal em Cascais, no Parque Marechal Carmona, é uma das opções do município com animação para toda a família. Até ao dia 1 de Janeiro, é possível visitar e passear pelo parque onde se encontra o Bosque Encantado, a Casa do Pai Natal, a Casa de Duendes, o Comboio Mágico, o Carrossel Parisiense e a Pista de Gelo, entre outras atracções disponíveis.

Já em Loures, o Pavilhão Paz e Amizade recebe o “Festival de Natal”, com artesanato, ma feira de queijo, fumeiro e doçaria e ainda insufláveis, o trono do pai Natal e animação musical. Da programação para os próximos dias fazem parte workshops de bombons para as crianças, nos dias 17 (às 10h e 14h) e 18 (12h e 18h). Ainda no domingo, o Rancho Folclórico e Etnográfico do Cabeço de Montachique actua às 17h e ainda há a Gincana Solidária no Parque Adão Barata.

A pensar nas férias dos mais jovens, a Moita oferece um conjunto de iniciativas marcadas para os dias 17 a 23 de Dezembro, da qual fazem parte Sábados a ler em família, sessões de cinema infantil – numa extensão do Festival Play, Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil de Lisboa –, oficinas de expressão dramática nas férias de Natal, “Hora e Meia de Diversão nas férias de Natal” e “Ateliê de Natal”. Cada iniciativa requer inscrição prévia. Já no próximo sábado, dia 17, acaba o Ciclo de Música com o Concerto de Natal “Uma Viagem Através da História do Natal e da Música para voz e piano” com a soprano Ana Leonor Pereira. O início está marcado para as 16h. A exposição “Símbolos de Natal – os seus significados”, na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira, está aberta ao público até ao último dia do ano.

No Montijo, a Praça da República oferece as principais animações desta época festiva, em especial a exposição “Presentes e Afectos”, que vai vender produtos elaborados por utentes de instituições de solidariedade social durante o dia 17, entre as 10h e as 13h; também haverá a recriação do Presépio Vivo pelo agrupamento de Escuteiros do Montijo, no fim-de-semana de 17 e 18.

O Natal chega também ao Terreiro D. João V, em Mafra, o palco da maior parte das actividades para a família nesta época. É aí que vai decorrer a Feira de Natal, o Carrossel, a Oficina do Pai Natal, concertos, jogos de Natal e muita animação de rua. Para domingo, dia 18, às 16h, está marcada a peça de teatro infantil “A Feiticeira de Oz, Outra Vez…” no Auditório municipal Beatriz Costa e, às 17h30, há “Contos de Natal” no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra. O concelho recebe ainda um ciclo de concertos de Natal. Na próxima sexta-feira, dia 16, às 21h30, o Grupo Coral de Queluz actua na igreja de São Paulo (na Malveira) e, à mesma hora, na igreja de São Miguel do Milharado, actua o Coral Públia Hortênsia. Na noite seguinte, também às 21h30, a Igreja de São Simão e de N.ª Senhora do Ó (no Carvalhal) recebe os Studio Conducere, e na Igreja de São Silvestre do Gradil o público vai poder assistir ao espectáculo do Coro Santo Inácio. Este ciclo de concertos encerra no Domingo à tarde, às 16h, com o Coro Regina Coeli de Lisboa na Igreja de N.ª Senhora da Oliveira (em Sobral da Abelheira).

Em Palmela, até dia 6 de Janeiro, o Presépio de Natal, da autoria da escultora Teresa Martins, vai estar no Centro Histórico com as tradicionais figuras religiosas e outras figuras etnográficas que retractam a vida da Vila de Palmela no século passado, assim como o Mercado de Natal, que vai dispor de produtos locais e animação diversa e funcionará no Largo D. Afonso Henriques aos fins-de-semana. As propostas de actividades estão também direccionadas para a ocupação dos tempos livres dos mais novos, com o “Natal no Museu – Visita Oficina Encontra o Ritmo”, nos dias 20 e 21, das 10h às 17h. Já no dia 18, às 17h, há o concerto de Natal da Sociedade Filarmónica Humanitária.

No Seixal, decorre a 3.ª edição da Aldeia Natal, entre os dias 8 e 18, junto à Companhia de Lanifícios de Arrentela (na Torre da Marinha), de entrada gratuita e contando com o Mercado de Natal (com artesanato, doçaria e feira do fumeiro), a Casa do Pai Natal, o Bosque Encantado, o Presépio, o Circo, a Pista de Gelo, Carrocéis, Madeiro de Natal, Concertos de Natal, Circuitos de Charrete, entre tantas outras actividades.

E por fim, em Sintra decorre, até 23 de Dezembro, o tradicional “Reino de Natal”, num percurso que atravessa vários locais e o centro histórico, com os palcos privilegiados no Jardim da Correnteza, com a “Mostra de Livros: Reino de Natal” e o Parque da Liberdade, onde se encontra o “Reino de Natal” com fadas, duendes, seres fantásticos e o próprio Pai Natal, e onde os visitantes são convidados a entregar um donativo (bem alimentar não perecível) para as famílias mais carenciadas do município. No centro histórico, no Terreiro Rainha D. Amélia, decorre o ”Mercado de Natal” e, este ano, também o NewsMusem se associa ao evento com várias actividades para os mais jovens.

--%>