Fugas - notícias

Nuno Ferreira Santos

Não faltam Aldeias de Natal, feiras e concertos na região de Lisboa para celebrar a época

Por Público

Os concelhos das duas margens do Tejo têm uma vasta oferta de diversões de Natal.

A região de Lisboa tem uma vasta oferta de sugestões para comemorar o Natal, com programação especial adequada à época na qual não podiam faltar as tradicionais Aldeias de Natal, as feiras, os concertos, as exposições e muita animação de rua.

Começando pelo centro da capital, a partir desta quarta-feira, 14, e até 23 de Dezembro, o Arco da Rua Augusta, no Terreiro do Paço, recebe o espectáculo gratuito de vídeo mapping “O Novo Palácio do Nicolau”. A projecção é diária, com sessões às 19h, 19h45 e 20h30. Na Praça do Município há um Mercado de Natal, até dia 24, que conta com o Pai Natal, uma Oficina dos Duendes, um Carrossel ao “estilo parisiense”, um teatro infantil e muita animação, música e várias propostas gastronómicas, de entrada gratuita. Há outro mercado de Natal no Parque Eduardo VII, também grátis. Já a Wonderland Lisboa tem várias atracções, como uma roda gigante, uma pista de gelo ecológica de 800 m2, uma rampa de gelo, uma árvore de natal com 10m, um globo de neve gigante e a casa do Pai Natal. Há ainda quiosques com artesanato português, produtos regionais, moda e acessórios, e doçaria desta época. Este espaço está aberto até dia 25 de Dezembro.

Já em Alcochete há um ciclo de concertos natalícios. No dia 16, às 21h, o Schola Cantorum Grupo Vocal actua na igreja de São Brás (no Samouco); e às 22h, o Coral Samouco vai passar pela igreja da Misericórdia. Sábado é a vez de o Conservatório Regional de Artes do Montijo ir à Junta de Freguesia de São Francisco, às 21h30, fechando esta programação especial. Todas as actuações são de entrada livre. Há ainda que lembrar a animação “Natal no Museu”, para pais e filhos, no Núcleo de Arte Sacra, onde os participantes podem fazer enfeites de Natal numa actividade de expressão plástica que está reservada para dia 18, às 10h30, e requer inscrição prévia. Até ao dia 7 de Janeiro, é ainda possível visitar a exposição “Pai Natal na Casa dos Sonhos”, na Biblioteca de Alcochete, que conta com dezenas de representações desta figura da colecção particular de Ana Pérola. 

Passando para Almada, até ao próximo dia 18, o Mercado de Natal Amigo da Terra, na Oficina de Cultura e Praças da Liberdade e S. João Baptista, oferece sugestões solidárias e amigas do ambiente, oficinas, música e arte urbana; na mesma data, também há o forno a lenha do Solar dos Zagallos, aberto ao público para cozinhar as mais variadas iguarias e para apresentar concertos e oficinas gratuitas. A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea propõe também “Férias de Inverno” e uma oficina de Natal, ambas dirigidas aos mais novos e gratuitas.

No Barreiro, até ao próximo sábado, dia 17, pode visitar-se a Feira de Natal no Largo do Mercado Municipal 1.º de Maio. No dia seguinte, a partir das 15h, há o habitual Desfile dos Pais Natal Motards, num percurso que tem início na sede do Moto Clube do Barreiro. Os visitantes da zona contam ainda muita animação de rua, a ginjinha de Natal e o concurso de montras de Natal. Certas actividades prolongam-se até 2017, como a exposição “Árvores de Natal Ecológicas” que está no Mercado Municipal 1.º de Maio até 7 de Janeiro.

--%>