Fugas - notícias

  • Fábio Augusto
  • DR

Douro mostra-se ao mundo em imagens de 360º

Por Fugas

Dois projectos desenvolvidos por entidades da região querem promover internacionalmente o Douro através de imagens feitas em 360º.

A plataforma online Douro Mágico 360 permite fazer uma viagem virtual pelas paisagens durienses, descobrir vários pontos de interesse e roteiros na região (ou criar um personalizado) e conhecer dezenas de restaurantes, hotéis, serviços e produtos locais. Já a iniciativa O Douro à volta do Mundo – Magellan World une pela primeira vez este território transmontano ao legado de Fernão de Magalhães, prometendo lançar uma imagem do Douro por dia, em realidade virtual, ao longo de 190 dias.

Os dois projectos, desenvolvidos por diferentes entidades da região, têm como objectivo promover o Alto Douro Vinhateiro, em território nacional e no estrangeiro, numa altura em que se assinalam 15 anos da classificação como Património da Humanidade pela UNESCO. Aproveitando a tendência crescente das fotografias e vídeos em 360º, as duas iniciativas levam futuros turistas e velhos conhecedores numa volta completa aos ex-libris da região, em digital passeio no computador, no telemóvel ou nuns óculos de realidade virtual.

O projecto Douro Mágico 360, criado pela Douro Generation – Associação de Desenvolvimento, em parceria com a Associação Aldeias Vinhateiras do Douro, arranca com 200 fotografias e vídeos em 360º e integra 100 locais a visitar (de igrejas a museus, passando por pontes e monumentos históricos, aldeias inteiras, enotecas ou castelos), 148 entidades parceiras e mais de 400 produtos e serviços, entre vinho, azeite, fruta, compotas ou artesanato.

A partir do próximo ano, a plataforma vai ainda permitir fazer reservas nos restaurantes e hotéis e comprar os diferentes produtos das empresas aderentes. Além do site, o projecto integrado na iniciativa Douro em Movimento – Aldeias com Vida, financiado pelo NORTE2020, está disponível para aplicações móveis (iOS e Android).

Já o projecto O Douro à volta do Mundo – Magellan World tem estreia marcada para o primeiro dia de 2017, ligando pela primeira vez o património duriense ao legado histórico deixado pelo navegador Fernão de Magalhães.

A partir de 1 de Janeiro, a Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (Aetur) vai disponibilizar uma imagem em 360º por dia, tanto no Facebook como no site www.magellanworld.pt. E, em breve, as paisagens do Douro passeiam-se também reflectidas nas "lentes" de óculos de realidade virtual.

Para Samuel Tapada, responsável pelo levantamento das imagens em realidade virtual do projecto O Douro à volta do Mundo – Magellan World, “esta é a primeira região do mundo a ter um levantamento exaustivo das suas paisagens, quintas, monumentos e centros históricos”. O catálogo de imagens previa inicialmente 115 fotos e vídeos - a equipa já produziu pelo menos 230 e o plano é não ficar por aqui.

--%>