Fugas - notícias

Flickr/José Antonio Gil Martínez

Almeida lança visitas guiadas ao centro histórico

Por Fugas, Lusa

O novo serviço integra não só visitas guiadas por um técnico local como um peddy papper e guias turísticos interactivos para quem preferir descobrir aquela histórica vila raiana no seu próprio ritmo.

A visita guiada percorre o património edificado de maior interesse turístico e histórico de Almeida, no distrito da Guarda, e integra não só a entrada em museus como a contemplação da paisagem envolvente, entre outros momentos. 

O passeio dura aproximadamente duas horas e "é orientado por um técnico especializado na área", anunciou esta quarta-feira a Câmara Municipal de Almeida. O percurso tem de ser requisitado com antecedência junto do posto de turismo municipal, sendo que pode ser moldado à "especificidade da visita e interesse do grupo".

O novo serviço turístico da autarquia visa dinamizar o centro urbano da histórica vila fronteiriça, erguido entre as muralhas que formam a antiga praça-forte de Almeida, construída nos séculos XVII e XVIII e classificada como Monumento Nacional desde 1928. A forticação em formato de estrela é considerada uma jóia da arquitectura militar abaluartada.

Além das visitas guiadas, o concelho disponibiliza ainda guias turísticos interactivos que funcionam "através de vídeos falados e legendados". São de utilização gratuita e estão disponíveis em três idiomas: português, espanhol e inglês.

Há ainda um projecto de visitação em formato pedestre, baseado num itinerário, que conta com pistas que ajudarão os visitantes a percorrê-lo, como se fosse um peddy papper. Esta proposta, mais direccionada para as famílias, proporciona "de uma forma divertida, interactiva e descontraída, a descoberta da Estrela do Interior [como também é designada a vila de Almeida]", sustentam.

Através desta nova iniciativa, o visitante percorrerá "todo o burgo, recantos, ruelas, comércio e os mais emblemáticos monumentos desta praça-forte e terá a oportunidade de explorar alguns aspectos da história local e nacional e, simultaneamente, conhecer factos e curiosidades desta vila museu do interior", refere a autarquia.

Qualquer uma das propostas de visita podem ser agendadas ou requisitadas no posto de turismo municipal (horário: de segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30; e sábados, domingos e feriados das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30).

--%>