Fugas - notícias

Miguel Manso

Lisboa é a melhor cidade do ano para a Wallpaper

Por Fugas

Os prémios da prestigiada revista distinguem os melhores do ano em 11 categorias ligadas ao design.

A capital portuguesa acaba de conquistar o galardão de melhor cidade nos Design Awards 2017 da revista Wallpaper. O momento de “viragem cultural e arquitectónica” que a cidade vive actualmente não deixou o júri indiferente, colocando Lisboa à frente de quatro finalistas de peso: São Francisco e Washington DC (Estados Unidos), Shenzgen (China) e Viena (Áustria).

A abertura do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia em Outubro (cuja inauguração oficial está marcada para Março deste ano), a organização da primeira edição internacional da feira de arte contemporânea de Madrid em Maio (que por cá recebeu o nome de ArcoLisboa) ou o sucesso de mais uma edição da Trienal de Arquitectura contribuíram para a decisão.

 A capital portuguesa, defendem, “está a mudar depois de um programa de regeneração que se estende do centro [da cidade] à beira-rio”. A prestigiada publicação refere ainda outros projectos que terão pesado na escolha, como a bienal EXD, a abertura de hotéis boutique como o Memmo Príncipe Real, ou o novo terminal de cruzeiros, desenhado pelo arquitecto João Luís Carrilho da Graça.

Anualmente, a Wallpaper, uma das revistas de design mais conceituadas do mundo, “abençoa [as melhores] pessoas, lugares e coisas particulares” que se destacaram nas diferentes categorias transversais ao campo do design. Entre os vencedores encontram-se, por exemplo, o restaurante Odette, em Singapura (melhor restaurante novo), e o hotel Amanera, na República Dominicana (melhor hotel novo).

--%>