Fugas - notícias

Porto nomeado para "melhor destino europeu do ano"

Por Fugas

É a única cidade portuguesa entre as 20 candidatas a Best European Destination 2017. Votação online decorre até 10 de Fevereiro.

O Porto está de volta aos nomeados para melhor destino europeu do ano, numa competição promovida pela European Consumers Choice. No ano passado, Maximilien Lejeune, da organização, adiantava à Fugas que era “provável” que as duas maiores cidades portuguesas voltassem “a competir em 2017”, “não como destinos emergentes” mas “entre os maiores destinos europeus”.

Ainda não foi desta que Lisboa regressou à lista de nomeados – a capital portuguesa venceu o concurso em 2010 e ficou em segundo lugar em 2015 – mas o Porto está de volta aos finalistas. E quer levar o terceiro galardão para casa, somando-o aos títulos conquistados em 2012 e 2014.

O vencedor do Best European Destination é eleito anualmente pelo público, num sufrágio online que este ano decorre até 10 de Fevereiro. Na última edição, a cidade croata Zadar foi a favorita do público, arrecadando o maior número de votos. O arquipélago dos Açores, único representante português em 2016, ficou em quinto lugar.

Este ano, além do Porto, estão nomeados outros 19 destinos europeus: Madrid e San Sebastian (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Amesterdão e Roterdão (Holanda), Gdansk (Polónia), Bonifácio e Paris (França), Milão e Roma (Itália), Stari Grad (Croácia), Sozopol (Bulgária), Viena (Áustria), Basileia (Suíça), Atenas (Grécia), Berlim (Alemanha), Praga (República Checa), Wild Taiga (Filândia) e Londres (Reino Unido).

Para apelar ao voto, a cidade lançou a campanha “Vote Porto”, promovida junto de vários parceiros institucionais, como o metropolitano, a Fundação de Serralves, a Casa da Música, o Teatro Nacional São João ou o Futebol Clube do Porto.

--%>