A revista Wine já elegeu os “melhores do ano 2016”, distribuindo 15 galardões entre diferentes categorias ligadas aos sectores dos vinhos e da gastronomia.
No sector do vinho, um dos grandes vencedores foi o tinto alentejano Dona Maria Grande Reserva 2011, produzido por Júlio Bastos em Estremoz. Elaborado a partir de uvas seleccionadas em parcelas de vinhas velhas das castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Petit Verdot e Syrah, foi depois fermentado em lagar, seguindo-se um estágio de um ano em barricas novas de carvalho francês. “É um grande vinho de um senhor produtor”, defende o júri da publicação.
Já a Herdade do Portocarro, localizada em Torrão (concelho de Alcácer do Sal), liderada por José Mota Capitão, foi eleita “produtor do ano”; enquanto a Azores Wine Company, projecto de António Maçanita, Filipe Rocha e Paulo Machado sediado na ilha do Pico, foi considerada “produtor revelação do ano”.
Ainda no sector dos vinhos, mais três galardões: Vasco d’Avillez, actual presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, foi eleito “Personalidade do Ano 2016 no Vinho”; Jorge Moreira recebeu o prémio “Enólogo do ano”, numa altura em que celebra duas décadas de carreira no Douro, entre o projecto pessoal Poeira e o trabalho nas quintas Real Companhia Velha e Quinta de la Rosa; e António Coelho, sommelier e maître no restaurante espanhol Lasarte (três estrelas Michelin), foi considerado o “sommelier do ano”.
Já João Rodrigues, bartender no algarvio Columbus Cocktail & Wine Bar, em Faro, conquistou o galardão de “Mixologista do Ano 2016”, depois de no ano passado ter vencido a final da competição World Class Portugal e representado o país na final mundial nos Estados Unidos.
Na área da gastronomia, destaque para os prémios entregues a duas novas estrelas Michelin em Portugal. Depois de terem conquistado a primeira estrela no ano passado, Henrique Sá Pessoa, do restaurante Alma, foi eleito “chefe de cozinha do ano” e o Loco, de Alexandre Silva, foi considerado o melhor “restaurante gastronómico”. Duarte Calvão, gastrónomo e director do evento Peixe em Lisboa, é a “personalidade do ano 2016 na gastronomia”.
Já a região da Mealhada, famosa pelo leitão assado em forno de lenha, saiu com dois galardões da cerimónia realizada na noite de sexta-feira, no Porto. Foi eleita “destino gastronómico do ano” e viu um dos restaurantes da região, Rei dos Leitões, ser considerado o espaço com “melhor serviço de vinhos”.
Entre os premiados, contam-se ainda a Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, Alentejo – tem o “enoturismo do ano”; a flor de sal da empresa Salmarim, sediada em Castro Marim, no Algarve, é o “produto artesanal do ano”; e Jaime José de Barcelos, proprietário do restaurante Ostradamus, em Florianópolis, foi eleito “personalidade do ano no Brasil”.
“Os melhores do ano 2016” – Revista Wine – A Essência do Vinho
Vinho do ano: Dona Maria Grande Reserva 2011 (Alentejo)
Personalidade do ano no vinho: Vasco d’Avillez (presidente da CVR Lisboa)
Produtor do ano: Herdade do Portocarro (Península de Setúbal)
Produtor revelação do ano: Azores Wine Company (Açores)
Enólogo do ano: Jorge Moreira (Douro)
Sommelier/Wine director do ano: António Coelho (Lasarte, Barcelona, Espanha)
Mixologista do ano: João Rodrigues (Columbus Cocktail & Wine Bar)
Personalidade do ano da gastronomia: Duarte Calvão (gastrónomo, director do Peixe em Lisboa)
Chefe de cozinha do ano: Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa)
Restaurante gastronómico do ano: Loco (Lisboa)
Restaurante com melhor serviço de vinhos: Rei dos Leitões (Mealhada)
Produto artesanal do ano: Salmarim (Castro Marim)
Destino gastronómico do ano: Mealhada
Enoturismo do ano: Esporão (Reguengos de Monsaraz)
Personalidade do ano no Brasil: Jaime José Barcelos (restaurante Ostradamus, Florianópolis)