Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Cycl’in Portugal começa a pedalar nas Aldeias do Xisto

Por Fugas

Protocolo quer promover o país como “um destino de excelência para os amantes da bicicleta e todas as suas modalidades”.

O projecto-piloto promovido nas Aldeias do Xisto vai servir de exemplo ao que a secretaria de Estado do Turismo, o Turismo Centro de Portugal e a Federação Portuguesa de Ciclismo querem ver aplicado na região e no resto do país: uma aposta na utilização da bicicleta, não só enquanto “incentivo à prática do desporto de competição e para uma vida mais saudável”, mas também como uma mais-valia no turismo.

É neste último sector que se concentra a acção firmada no protocolo Cycl’in Portugal, que vai ser assinado pelos representantes das quatro entidades no próximo dia 8 de Fevereiro, na Lousã. O objectivo é concertar esforços na promoção do ciclismo e do turismo em bicicleta em Portugal, “reconhecendo a sua importância para a afirmação do turismo activo e de natureza e o seu papel importante para um caminho de desenvolvimento”, referem em comunicado.

O plano de intenções passa pela criação de infra-estruturas e equipamentos que possibilitem a prática das diferentes modalidades, pela captação de agentes ligados ao sector e pela capitalização económica desse trabalho em prol do desenvolvimento dos territórios, enumera o documento.

Esta estratégia, afirmam, já é seguida “há bastante tempo” pelas Aldeias do Xisto, onde “todos os ingredientes estão a funcionar em pleno”. O projecto, que liga diversas localidades em 20 municípios da região Centro, tem sido pioneiro na criação de infra-estruturas e na disponibilização de equipamentos associados à bicicleta (desde centros de BTT ao traçado de circuitos para bicicletas, por exemplo), no lançamento e certificação de serviços turísticos (como a rede de “bikotels”) e na promoção da região alicerçada nos valores e recursos do território.

Todos argumentos que colocam as Aldeias do Xisto “na linha da frente para a liderança do projecto Cycl’in Portugal”, segundo Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo. “Parte da estratégia de afirmação internacional do destino Centro Portugal ancora-se no produto turismo de natureza e activo, bem como na dimensão cultural da genuinidade e das vivências”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, recordando que a entidade tem “convergido para as Aldeias do Xisto enquanto destino de referência para a estruturação de marketing destes produtos”.

O protocolo conjunto é assinado na próxima quarta-feira pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, pelo presidente da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (Adxtur), Paulo Fernandes, pelo presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e pelo presidente da Federação Portuguesa do Ciclismo, Delmino Pereira.

--%>